quarta-feira, 11 de março de 2009

Previsões económicas do BCE sinalizam possibilidade de descida de juros até 0%


As novas previsões económicas apresentadas pelo Banco Central Europeu (BCE) apelam a uma política monetária mais expansionista e mais rápida, considera o Departamento de Estudos do Montepio. Com base nestas projecções, os modelos macroeconómicos do banco sinalizam a possibilidade da taxa de juro da Zona Euro atingir os 0% já no terceiro trimestre deste ano.
Na última quinta-feira, Jean-Claude Trichet, presidente da autoridade monetária da Zona Euro, anunciou um corte de 0,50 pontos percentuais no preço do dinheiro para os 1,5%, um mínimo histórico. Na mesma data, o BCE anunciou as suas novas previsões para a economia da região. Estas projecções “conseguiram, inclusivamente, ampliar o cenário económico (já extremamente sombrio!) perspectivado, em Janeiro, pela Comissão Europeia (CE) e pelo Fundo Monetário Internacional”, refere a nota divulgada pelo Departamento de Estudos do Montepio.
O BCE estima “que a Zona Euro registe uma contracção de 2,7%, em termos de ponto médio do intervalo de previsão), quando, em Dezembro, projectava uma contracção de apenas 0,5%” e “para o próximo ano, a autoridade avança com uma estagnação, quando, anteriormente, antevia um crescimento médio de 1,0%”.
Quanto à inflação, as previsões do BCE colocam-na em níveis abaixo do objectivo definido como sendo aconselhável para a estabilidade de preços na região, estimando uma taxa de 0,4%, este ano, e de 1,0%, em 2010.
“Este novo enquadramento macroeconómico não veio apenas corroborar o corte de 50 pontos base efectuado na taxa de juro, no passado dia 5 de Março, como também veio apelar a uma política monetária ainda mais expansionista e com uma maior rapidez de execução”, adianta o Departamento de Estudos do Montepio.
A mesma fonte sublinha que os modelos macroeconómicos desenvolvidos pelo Departamento de Estudos do Montepio, tendo como base as novas previsões do BCE, “sinalizam a possibilidade desta taxa [de juro] atingir 0,0% já no terceiro trimestre de 2009 (mesmo quando consideramos que a autoridade monetária actua com alguma inércia)”.
Deste modo, o Departamento de Estudos do Montepio antevê que a autoridade monetária continue a efectuar cortes de taxas de juro, frisando que reduções inferiores a 0,50 pontos percentuais deverão ser evitadas, “até que a taxa se encontre num nível que seja baixo, mas não suficientemente baixo para suscitar os problemas tipicamente associados a situações de taxas de juro muito próximas de zero”.
O Departamento de Estudos do Montepio apresenta os 0,5% como “um limite mais razoável” das taxas de juro, justificando esta posição com o “tradicional conservadorismo” do BCE e o facto de ser “suficientemente afastado de zero”.

Sem comentários:

AO LONGO DA FAMIGERADA "CAMPANHA ACCIONISTA BCP" EM 2000/2001, QUE O BANCO LEVOU A CABO COM AS ACÇÕES PRÓPRIAS, FOI PROVADO HAVER INDÍCIOS DE VÁRIOS CRIMES... NO EXERCÍCIO DE 2000, O MONTANTE TOTAL DE PRÉMIOS A DISTRIBUIR PELOS FUNCIONÁRIOS FOI DE 22.603.817,40€, EM QUE OS ACCIONISTAS NÃO TIVERAM DIREITO A DIVIDENDOS!!!
AS ENTIDADES SUPERVISORAS E ÓRGÃOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVULGARAM AO PÚBLICO, MAS O BCP, MESMO COM A ACTUAL ADMINISTRAÇÃO, CUJO PRESIDENTE É O DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, CONTINUA A EXTORQUIR, "ROUBAR" E A SAQUEAR DINHEIROS DAS CONTAS DAS VÍTIMAS (CLIENTES) SILENCIADAS E INDEFESAS, DANDO SEGUIMENTO PARA O BANCO DE PORTUGAL COMO SENDO DÍVIDA DE INCUMPRIMENTO, SUJANDO O "BOM NOME" DO CLIENTE... ENQUANTO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS BANCÁRIOS CONTINUAM INTOCÁVEIS, SEM SER CHAMADOS À JUSTIÇA.

É A VERDADE DO QUE SE PASSOU E AINDA SE ESTÁ PASSAR NO MAIOR BANCO PRIVADO PORTUGUÊS! "MILHARES DE PESSOAS DESTRUÍDAS, EXTORQUIDAS E "ROUBADAS" DOS SEUS BENS PELO BCP (CAMPANHA ACCIONISTA MILLENNIUM BCP E OUTRAS SITUAÇÕES GRAVES)..."
- "TAMBÉM ALGUMAS NOTÍCIAS FINANCEIRAS ACTUALIZADAS"
_______________________________________________________________________________________________________

DURING THE INFAMOUS "CAMPAIGN SHAREHOLDERS BCP" In 2000/2001, the Bank has undertaken WITH OWN ACTIONS, HAS PROVEN Indications of HAVER SEVERAL CRIMES ... In 2000, THE TOTAL AMOUNT OF PREMIUMS FOR EMPLOYEES WAS A DISTRIBUTE OF € 22,603,817.40, in which shareholders were not entitled to dividends!!!
AND BODIES supervisors of media available to the public, but the BCP, EVEN WITH THE CURRENT ADMINISTRATION, WHICH IS THE PRESIDENT DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, continues to extort, "theft" Drawing MONEY AND VICTIMS OF THE ACCOUNTS (CLIENTS) Silent and Helpless, following FOR BANK OF PORTUGAL AS BEING DEBT OF FAILURE (CRC) of the client. While the primary banking responsibility untouchables CONTINUE WITHOUT BEING CALLED TO JUSTICE.

IS THE TRUTH of what happened and if IS MOVING IN A MORE PRIVATE BANK PORTUGUESE! "Thousands of people destroyed and EXTORQUIADAS THEIR PROPERTY BY BCP (BCP MILLENNIUM CAMPAIGN SHAREHOLDERS AND OTHER serious )..."
- "UPDATES FINANCIAL ALSO NEWS OF THE WORLD"