quinta-feira, 5 de março de 2009

BCE corta juros para 1,5


O Banco Central Europeu (BCE) reduziu os juros de 2 para 1,5%, o valor mais baixo de sempre. A decisão já era esperada pelo mercado.

Isto significa que os juros na zona euro estão no valor mais baixo desde a criação do BCE, em 1999.
Esta é a quinta descida dos juros efectuada pelo BCE em apenas seis meses. Em Outubro passado, a taxa era de 4,25% (ver tabela).
Apesar do corte de hoje, o BCE tem vindo a reduzir os juros de forma mais lenta que o Reino Unido e os Estados Unidos. A Reserva Federal colocou o preço do dinheiro no intervalo entre zero e 0,25%, enquanto que o Banco de Inglaterra reduziu hoje as suas taxas para 0,50%, o valor mais baixo desde o século XVII.
A abordagem de Jean-Claude Trichet tem motivado diversas críticas de que o BCE está a aumentar a gravidade da recessão na Europa por não baixar o preço do dinheiro de forma rápida e suficiente.
Os preços têm no entanto vindo a descer de forma menos acentuada na zona euro do que nos EUA ou no Reino Unido, devido à inflexibilidade dos mercados de trabalho europeus e a falta de concorrência na área do euro, o que já levou Jean-Claude Trichet a afirmar esta semana que não vê perigo de deflação na zona euro
Estas declarações levaram o prémio Nobel da Economia, Paul Krugman, a questionar no seu blog como estaria "o tempo no planeta em que vive" Trichet.
As atenções do mercado voltam-se agora para a conferência de imprensa que Trichet irá dar às 13h30, sendo esperado que o presidente do BCE sinalize novas descidas das taxas de juro nos próximos meses, devido ao agravar da recessão económica na zona euro.
Ainda hoje, o Gabinete Europeu de Estatística (Eurostat) confirmou que tanto a economia como o consumo e o investimento na zona euro registaram no último trimestre de 2008 a maior quebra dos últimos 13 anos.

  • As últimas decisões do BCE

5 Março 1,5%
15 Janeiro 2%
4 Dezembro 2,50%
6 Novembro 3,25%
8 Outubro 3,75%
3 Julho 4,25%
  • Os juros dos bancos centrais

Banco Central Europeu
1,5%
Reserva Federal 0 - 0,25%
Banco de Inglaterra 0,50%
Banco do Japão 0,10%

Sem comentários:

AO LONGO DA FAMIGERADA "CAMPANHA ACCIONISTA BCP" EM 2000/2001, QUE O BANCO LEVOU A CABO COM AS ACÇÕES PRÓPRIAS, FOI PROVADO HAVER INDÍCIOS DE VÁRIOS CRIMES... NO EXERCÍCIO DE 2000, O MONTANTE TOTAL DE PRÉMIOS A DISTRIBUIR PELOS FUNCIONÁRIOS FOI DE 22.603.817,40€, EM QUE OS ACCIONISTAS NÃO TIVERAM DIREITO A DIVIDENDOS!!!
AS ENTIDADES SUPERVISORAS E ÓRGÃOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVULGARAM AO PÚBLICO, MAS O BCP, MESMO COM A ACTUAL ADMINISTRAÇÃO, CUJO PRESIDENTE É O DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, CONTINUA A EXTORQUIR, "ROUBAR" E A SAQUEAR DINHEIROS DAS CONTAS DAS VÍTIMAS (CLIENTES) SILENCIADAS E INDEFESAS, DANDO SEGUIMENTO PARA O BANCO DE PORTUGAL COMO SENDO DÍVIDA DE INCUMPRIMENTO, SUJANDO O "BOM NOME" DO CLIENTE... ENQUANTO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS BANCÁRIOS CONTINUAM INTOCÁVEIS, SEM SER CHAMADOS À JUSTIÇA.

É A VERDADE DO QUE SE PASSOU E AINDA SE ESTÁ PASSAR NO MAIOR BANCO PRIVADO PORTUGUÊS! "MILHARES DE PESSOAS DESTRUÍDAS, EXTORQUIDAS E "ROUBADAS" DOS SEUS BENS PELO BCP (CAMPANHA ACCIONISTA MILLENNIUM BCP E OUTRAS SITUAÇÕES GRAVES)..."
- "TAMBÉM ALGUMAS NOTÍCIAS FINANCEIRAS ACTUALIZADAS"
_______________________________________________________________________________________________________

DURING THE INFAMOUS "CAMPAIGN SHAREHOLDERS BCP" In 2000/2001, the Bank has undertaken WITH OWN ACTIONS, HAS PROVEN Indications of HAVER SEVERAL CRIMES ... In 2000, THE TOTAL AMOUNT OF PREMIUMS FOR EMPLOYEES WAS A DISTRIBUTE OF € 22,603,817.40, in which shareholders were not entitled to dividends!!!
AND BODIES supervisors of media available to the public, but the BCP, EVEN WITH THE CURRENT ADMINISTRATION, WHICH IS THE PRESIDENT DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, continues to extort, "theft" Drawing MONEY AND VICTIMS OF THE ACCOUNTS (CLIENTS) Silent and Helpless, following FOR BANK OF PORTUGAL AS BEING DEBT OF FAILURE (CRC) of the client. While the primary banking responsibility untouchables CONTINUE WITHOUT BEING CALLED TO JUSTICE.

IS THE TRUTH of what happened and if IS MOVING IN A MORE PRIVATE BANK PORTUGUESE! "Thousands of people destroyed and EXTORQUIADAS THEIR PROPERTY BY BCP (BCP MILLENNIUM CAMPAIGN SHAREHOLDERS AND OTHER serious )..."
- "UPDATES FINANCIAL ALSO NEWS OF THE WORLD"