sexta-feira, 13 de março de 2009

Empobrecimento inevitável?

As contas externas costumam ser assunto recorrente aqui. Por más razões. Ontem ficámos a saber que em 2008 o nosso défice externo atingiu uns astronómicos 10,6% (!!!!) do PIB (o Governo previa 9%...
E daí?, perguntar-se-á. Afinal não estamos nos anos 80, quando valores destes faziam disparar o risco da República (com a inevitável queda do valor da moeda) e punham o FMI ao telefone com o Banco de Portugal. Mais: apesar da sua dimensão, não temos problemas em financiá-lo. Em 2008, diz o INE, fomos buscar ao exterior 17,6 mil milhões de euros para o pagar.
É verdade que a moeda única tirou a pressão do financiamento da balança corrente (como costuma lembrar Vítor Constâncio). Mas isso só significa que nos livrámos de uma parte do problema. A outra continua: o défice externo significa que não somos competitivos face ao exterior. Ele provoca destruição de postos de trabalho (via encerramento de empresas). Ou seja, empobrecimento do País.
Há outra razão para termos mais cuidado com ele: pela primeira vez em décadas volta a falar-se de bancarrota. Não da América Latina, mas das economias mais débeis da Europa. Zona Euro inclusive (leia-se Portugal, Espanha e Grécia...). É por isso que os investimentos públicos de legislatura (TGV, pontes, auto-estradas, aeroporto...) são um perigo. Eles estimulam a economia pela via do consumo: como não temos capacidade produtiva interna, recorremos às importações. Exactamente aquilo que o défice externo desaconselha.

Sem comentários:

AO LONGO DA FAMIGERADA "CAMPANHA ACCIONISTA BCP" EM 2000/2001, QUE O BANCO LEVOU A CABO COM AS ACÇÕES PRÓPRIAS, FOI PROVADO HAVER INDÍCIOS DE VÁRIOS CRIMES... NO EXERCÍCIO DE 2000, O MONTANTE TOTAL DE PRÉMIOS A DISTRIBUIR PELOS FUNCIONÁRIOS FOI DE 22.603.817,40€, EM QUE OS ACCIONISTAS NÃO TIVERAM DIREITO A DIVIDENDOS!!!
AS ENTIDADES SUPERVISORAS E ÓRGÃOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVULGARAM AO PÚBLICO, MAS O BCP, MESMO COM A ACTUAL ADMINISTRAÇÃO, CUJO PRESIDENTE É O DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, CONTINUA A EXTORQUIR, "ROUBAR" E A SAQUEAR DINHEIROS DAS CONTAS DAS VÍTIMAS (CLIENTES) SILENCIADAS E INDEFESAS, DANDO SEGUIMENTO PARA O BANCO DE PORTUGAL COMO SENDO DÍVIDA DE INCUMPRIMENTO, SUJANDO O "BOM NOME" DO CLIENTE... ENQUANTO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS BANCÁRIOS CONTINUAM INTOCÁVEIS, SEM SER CHAMADOS À JUSTIÇA.

É A VERDADE DO QUE SE PASSOU E AINDA SE ESTÁ PASSAR NO MAIOR BANCO PRIVADO PORTUGUÊS! "MILHARES DE PESSOAS DESTRUÍDAS, EXTORQUIDAS E "ROUBADAS" DOS SEUS BENS PELO BCP (CAMPANHA ACCIONISTA MILLENNIUM BCP E OUTRAS SITUAÇÕES GRAVES)..."
- "TAMBÉM ALGUMAS NOTÍCIAS FINANCEIRAS ACTUALIZADAS"
_______________________________________________________________________________________________________

DURING THE INFAMOUS "CAMPAIGN SHAREHOLDERS BCP" In 2000/2001, the Bank has undertaken WITH OWN ACTIONS, HAS PROVEN Indications of HAVER SEVERAL CRIMES ... In 2000, THE TOTAL AMOUNT OF PREMIUMS FOR EMPLOYEES WAS A DISTRIBUTE OF € 22,603,817.40, in which shareholders were not entitled to dividends!!!
AND BODIES supervisors of media available to the public, but the BCP, EVEN WITH THE CURRENT ADMINISTRATION, WHICH IS THE PRESIDENT DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, continues to extort, "theft" Drawing MONEY AND VICTIMS OF THE ACCOUNTS (CLIENTS) Silent and Helpless, following FOR BANK OF PORTUGAL AS BEING DEBT OF FAILURE (CRC) of the client. While the primary banking responsibility untouchables CONTINUE WITHOUT BEING CALLED TO JUSTICE.

IS THE TRUTH of what happened and if IS MOVING IN A MORE PRIVATE BANK PORTUGUESE! "Thousands of people destroyed and EXTORQUIADAS THEIR PROPERTY BY BCP (BCP MILLENNIUM CAMPAIGN SHAREHOLDERS AND OTHER serious )..."
- "UPDATES FINANCIAL ALSO NEWS OF THE WORLD"