segunda-feira, 9 de março de 2009

Demagogia e crise (BCP, CGD, BPN, BPP...)

A injustiça é sentida muito mais profundamente em tempos de dificuldades. Aquilo que não tinha importância nenhuma quando estávamos a prosperar pode hoje assumir dimensões provocadoras de grande revolta e instabilidade social.

A injustiça é sentida muito mais profundamente em tempos de dificuldades. Aquilo que não tinha importância nenhuma quando estávamos a prosperar pode hoje assumir dimensões provocadoras de grande revolta e instabilidade social. É preciso estar atento e não varrer tudo de forma displicente para o universo da demagogia ou da cabala.

"Os problemas do país são o desemprego e o investimento e não o Sr. Louçã" com quem o primeiro-ministro "está obcecado". As palavras são de Alexandre Soares dos Santos, um empresário, dos poucos que temos, que tem manifestado nas suas diversas intervenções públicas uma real preocupação com o país, quer pelo diz como pelo que faz.

Mas é exactamente porque há meio milhão de portugueses no desemprego e muitos outros com medo de ficarem sem o emprego ou de ganharem menos que tudo o que assume no país a mais pequena imagem de favorecimento e discricionariedade é violentamente sentido como injusto e revoltante.

É extremamente difícil para um empresário, que todos os dias luta para manter empregos e pagar dívidas, ou para uma família, que conta os tostões para manter a prestação da casa e do carro em dia, aceitar e compreender a operação da Caixa Geral de Depósitos com Manuel Fino da Cimpor.
E descobrir que a CGD afinal empresta dinheiro para se comprarem acções BCP.
É extremamente difícil ninguém revoltar-se quando por acaso sabe que foi nomeado mais um militante do partido no poder com qualificações discutíveis para assumir um cargo num qualquer instituto, onde ganha bem, tem direito a carro e muitos outras regalias.
É extremamente difícil conhecer mordomias de "colocados pelo partido" e manter o espírito de missão que se exige a um magistrado a trabalhar sem condições mínimas, sem sequer direito a quem o apoie em trabalhos administrativos. Ou a um polícia que soma à falta de condições de trabalho, um salário relativamente baixo e o risco de vida.
É extremamente difícil conciliar a conta da luz com os lucros da EDP, por muitas explicações que existam mas que são sempre demasiado sofisticadas para qualquer pessoa entender.
É extremamente difícil compreender porque é que depois de tudo o que já se sabe dos casos BPN e BPP, exista só uma pessoa presa. Como é muito difícil para os clientes do BPP, que estavam convencidos ter feito um simples depósito, compreenderem como estava aquele banco autorizado a funcionar e porque quer agora o Estado eximir-se das suas responsabilidades, impondo que eles desistam dos seus direitos. Porque não disse também o Governo aos clientes do BCP e BPN para irem para tribunal?
É extremamente difícil compatibilizar a inevitabilidade de ser despedido ou de aceitar a redução do salário com o anúncio de que algumas empresas estão a distribuir mais lucros pelos seus accionistas.
São pequenos pormenores que não teriam importância nenhuma se todos estivéssemos confiantes no nosso futuro. Nestes momentos difíceis cada pequena incongruência assume a dimensão de uma brutal injustiça, sentida com raiva.
Acusar quem está a perceber o sentir do povo, que somos todos nós, de estar a ser demagógico é não entender o que se está a passar e é alimentar o sentimento de injustiça e de revolta contra os poderes. É esse sentir que Jerónimo de Sousa e Francisco Louça estão a compreender e, mal ou bem, usam para ganhar votos. Não são demagógicos, percebem e sentem o que se passa, enquanto outros não o querem compreender na tentativa de, com o poder que têm, manterem as suas regalias.
O actual momento é extremamente perigoso para Portugal e para a Europa. O diabo está nos detalhes, sempre e com consequências que podem ser graves nos tempos que estamos a viver. Atirar com acusações de demagogia apenas pode agravar o problema.

Sem comentários:

AO LONGO DA FAMIGERADA "CAMPANHA ACCIONISTA BCP" EM 2000/2001, QUE O BANCO LEVOU A CABO COM AS ACÇÕES PRÓPRIAS, FOI PROVADO HAVER INDÍCIOS DE VÁRIOS CRIMES... NO EXERCÍCIO DE 2000, O MONTANTE TOTAL DE PRÉMIOS A DISTRIBUIR PELOS FUNCIONÁRIOS FOI DE 22.603.817,40€, EM QUE OS ACCIONISTAS NÃO TIVERAM DIREITO A DIVIDENDOS!!!
AS ENTIDADES SUPERVISORAS E ÓRGÃOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVULGARAM AO PÚBLICO, MAS O BCP, MESMO COM A ACTUAL ADMINISTRAÇÃO, CUJO PRESIDENTE É O DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, CONTINUA A EXTORQUIR, "ROUBAR" E A SAQUEAR DINHEIROS DAS CONTAS DAS VÍTIMAS (CLIENTES) SILENCIADAS E INDEFESAS, DANDO SEGUIMENTO PARA O BANCO DE PORTUGAL COMO SENDO DÍVIDA DE INCUMPRIMENTO, SUJANDO O "BOM NOME" DO CLIENTE... ENQUANTO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS BANCÁRIOS CONTINUAM INTOCÁVEIS, SEM SER CHAMADOS À JUSTIÇA.

É A VERDADE DO QUE SE PASSOU E AINDA SE ESTÁ PASSAR NO MAIOR BANCO PRIVADO PORTUGUÊS! "MILHARES DE PESSOAS DESTRUÍDAS, EXTORQUIDAS E "ROUBADAS" DOS SEUS BENS PELO BCP (CAMPANHA ACCIONISTA MILLENNIUM BCP E OUTRAS SITUAÇÕES GRAVES)..."
- "TAMBÉM ALGUMAS NOTÍCIAS FINANCEIRAS ACTUALIZADAS"
_______________________________________________________________________________________________________

DURING THE INFAMOUS "CAMPAIGN SHAREHOLDERS BCP" In 2000/2001, the Bank has undertaken WITH OWN ACTIONS, HAS PROVEN Indications of HAVER SEVERAL CRIMES ... In 2000, THE TOTAL AMOUNT OF PREMIUMS FOR EMPLOYEES WAS A DISTRIBUTE OF € 22,603,817.40, in which shareholders were not entitled to dividends!!!
AND BODIES supervisors of media available to the public, but the BCP, EVEN WITH THE CURRENT ADMINISTRATION, WHICH IS THE PRESIDENT DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, continues to extort, "theft" Drawing MONEY AND VICTIMS OF THE ACCOUNTS (CLIENTS) Silent and Helpless, following FOR BANK OF PORTUGAL AS BEING DEBT OF FAILURE (CRC) of the client. While the primary banking responsibility untouchables CONTINUE WITHOUT BEING CALLED TO JUSTICE.

IS THE TRUTH of what happened and if IS MOVING IN A MORE PRIVATE BANK PORTUGUESE! "Thousands of people destroyed and EXTORQUIADAS THEIR PROPERTY BY BCP (BCP MILLENNIUM CAMPAIGN SHAREHOLDERS AND OTHER serious )..."
- "UPDATES FINANCIAL ALSO NEWS OF THE WORLD"