segunda-feira, 30 de março de 2009

A G - Mediação acalma protestos de pequenos accionistas


O processo de mediação que o BCP propôs aos pequenos accionistas que compraram acções com crédito do banco e que está a ser liderado pela CMVM deverá acalmar os protestos que têm marcado as últimas assembleias gerais (AG) do banco. O facto de o procedimento já ter entrado na fase das reuniões presenciais retira margem de manobra à contestação.

"Achámos por bem não haver manifestações nesta fase. Embora não tenha muita confiança no resultado da mediação, devemos dar o benefício da dúvida", adiantou Abílio Abreu, dirigente da DEFCON, associação de pequenos accionistas que se dizem lesados pelo BCP.

Nas últimas reuniões de accionistas, os pequenos investidores, que adquiriram acções nos aumentos de capital de 2000 e 2001 com crédito do banco, fizeram ruidosos protestos dentro e fora das AG. Reclamavam uma solução para os seus casos, por considerarem que tinham sido levados a comprar os títulos pelo próprio banco que queria executar créditos que estes clientes não conseguiam pagar, também devido à desvalorização das acções.

Na AG de Maio do ano passado, Santos Ferreira prometeu uma solução para estes clientes e, passado umas semanas, propôs um procedimento de mediação, ao qual puderam aceder quase 340 accionistas, cujos créditos excederão os sete milhões de euros.

Já depois disso, a CMVM condenou o BCP ao pagamento de uma coima de três milhões de euros por intermediação excessiva entre outras irregularidades na concessão de empréstimos a pequenos accionistas para compra de acções do banco.



A assembleia-geral do BCP decorre esta segunda-feira no Centro de Congressos e Exposições da Alfândega do Porto, com o início dos trabalhos marcado para as 14h30. Acompanhe aqui, minuto a minuto, toda a informação sobre a reunião de accionistas daquele que é o maior banco privado nacional. O Económico tem uma equipa de jornalistas a acompanhar o evento, a partir do Porto. Veja as notícias, a reportagem, as fotografias e os vídeos da assembleia-geral.

Finanças
BCP 17:10 Acções caem mais de 2% em dia de AG As acções do Millennium bcp caíram 2,07%, a maior queda das últimas sete sessões, no dia em que os accionistas do banco estão reunidos em assembleia geral.

Finanças
BCP 17:00 "Senhor dos passos" volta a atacar BCP O accionista do BCP, Manuel Nogueira, mais conhecido como “senhor dos passos” e presença habitual nas AG do banco, voltou hoje a aparecer. E mais uma vez a inovar.

Finanças
BCP 16:18 Advogados do BCP e da Teixeira Duarte conversam fora da AG Os advogados da Teixeira Duarte e do BCP saíram momentaneamente da assembleia geral do banco que está a decorrer hoje, no Porto.

Finanças
BCP 16:12 Advogado de Jardim Gonçalves já está na AG Cortes Martins, advogado de Jardim Gonçalves, já chegou à assembleia geral de accionistas do banco.

Finanças
BCP 16:00 “Trabalhámos em perfeita sintonia com o Conselho Superior” O presidente do BCP, Carlos Santos Ferreira, sublinhou hoje que a administração do BCP sempre trabalhou em “boa e perfeita sintonia com o Conselho Superior”.

Finanças
BCP 15:40 António Mexia chega 45 minutos atrasado António Mexia, presidente da EDP, chegou à assembleia geral do BCP com 45 minutos de atrasado.

Finanças
BCP 15:30 "Este ano cobriremos as necessidades de 2010" Carlos Santos Ferreira, presidente do BCP, disse durante o discurso aos accionistas que o banco vai cobrir este ano as necessidades de financiamento de 2010.

Finanças
BCP 15:10 Extinção do Conselho Superior precisa de 42% dos votos Face ao capital presente na AG, a proposta de extinção do Conselho Superior precisa de 42% dos votos para ser aprovada.

Finanças
BCP 15:02 AG do BCP com 63,71% do capital presente A assembleia geral do BCP conta com 63,71% do capital presente. A reunião já começou.

Finanças
BCP 14:46 AG do BCP começou às 14h45 A assembleia geral do BCP já começou. São 10 os pontos da ordem de trabalhos.

Finanças
BCP 14:44 Pinhal é favorável à extinção do Conselho Superior O vice-presidente do BCP, Filipe Pinhal, disse hoje que é favorável a todas as propostas apresentadas por órgãos de gestão legítimos do banco.

Finanças
BCP 14:31 "Falarei do mundo, do capital, da liquidez e das acções" À entrada da AG do BCP, o presidente do banco, Santos Ferreira diz que falará aos mais de 200 mil accionistas "do mundo, do capital, da liquidez e das acções".

Finanças
BCP 14:25 “Os accionistas é que sabem quanto nos querem pagar” Carlos Santos Ferreira, presidente do BCP, comentou à entrada da AG a proposta de redução dos salários dos órgãos sociais.

Finanças
BCP 14:10 "Redução dos salários pode ser de 50% ou mais" Joe Berardo diz que “não vai haver polémica nesta assembleia geral do BCP”, ao contrário das anteriores. O empresário já chegou ao edifício onde vai decorrer a reunião de accionistas.

Finanças
BCP 11:52 BCP cai 1% em dia de Assembleia Geral Os títulos do Millennium bcp encontram-se em queda na bolsa nacional, no dia em que a instituição realiza a sua Assembleia Geral de accionistas.

Finanças
BCP 00:10 Alípio Dias garante que foi figurante no caso BCP O antigo administrador do BCP assenta a sua defesa das acusações feitas pela CMVM no facto de ter sido, segundo refere, “um simples figurante”.

Finanças
AG 00:05 Litígio entre BCP e pequenos accionistas resolvido até ao Verão Processo de mediação no BCP está na fase de reuniões presenciais. As questões sobre o processo deverão estar em foco na assembleia-geral de hoje do banco.

Finanças
AG 00:05 Paz para o BCP A assembleia geral do Millennium bcp de hoje deverá arrumar, de uma vez por todas, os contenciosos que ainda subsistem do vendaval que assolou o banco desde há quase três anos.

Finanças
BCP 00:05 AG marcada por uma única polémica Quarto ponto promete agitar esta tarde a Alfândega.

Finanças
BCP 29/03/09 Pontos em discussão na AG Os accionistas do BCP voltam-se a reunir em assembleia geral esta segunda-feira. Conheça os pontos mais polémicos.

Finanças
Banca 28/03/09 Eureko quer um entendimento no BCP O eventual fim do conselho superior pode empurrar a Eureko para a saída do BCP.

Finanças
Banca 28/03/09
Ministério Público dá prioridade máxima ao caso BCP A investigação às ‘offshores’ estará concluída até Maio, tendo o Ministério Público colocado dois magistrados a trabalhar em exclusividade no caso.

Finanças
Banca 28/03/09
BBVA, Popular e Sabadell queriam comprar o BCP Filipe Pinhal, antigo presidente do BCP, revela em entrevista ao “Expresso” que os bancos espanhóis BBVA e Popular tentaram comprar o banco português.

Comentários
jorge, | 30/03/09 10:27
O pecado original? A Eva a oferecer a maçã ao Adão? Simbolo cristão, que quer dizer o quê???

Visto que, Porto | 30/03/09 15:11
Início de uma nova "era". A maçã está inteira - tem todo o mundo de opções à sua frente. Como será gerado o "pecado original"? Não é forçosa a analogia. Confiamos na nova "era". Porque não ?

Sem comentários:

AO LONGO DA FAMIGERADA "CAMPANHA ACCIONISTA BCP" EM 2000/2001, QUE O BANCO LEVOU A CABO COM AS ACÇÕES PRÓPRIAS, FOI PROVADO HAVER INDÍCIOS DE VÁRIOS CRIMES... NO EXERCÍCIO DE 2000, O MONTANTE TOTAL DE PRÉMIOS A DISTRIBUIR PELOS FUNCIONÁRIOS FOI DE 22.603.817,40€, EM QUE OS ACCIONISTAS NÃO TIVERAM DIREITO A DIVIDENDOS!!!
AS ENTIDADES SUPERVISORAS E ÓRGÃOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVULGARAM AO PÚBLICO, MAS O BCP, MESMO COM A ACTUAL ADMINISTRAÇÃO, CUJO PRESIDENTE É O DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, CONTINUA A EXTORQUIR, "ROUBAR" E A SAQUEAR DINHEIROS DAS CONTAS DAS VÍTIMAS (CLIENTES) SILENCIADAS E INDEFESAS, DANDO SEGUIMENTO PARA O BANCO DE PORTUGAL COMO SENDO DÍVIDA DE INCUMPRIMENTO, SUJANDO O "BOM NOME" DO CLIENTE... ENQUANTO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS BANCÁRIOS CONTINUAM INTOCÁVEIS, SEM SER CHAMADOS À JUSTIÇA.

É A VERDADE DO QUE SE PASSOU E AINDA SE ESTÁ PASSAR NO MAIOR BANCO PRIVADO PORTUGUÊS! "MILHARES DE PESSOAS DESTRUÍDAS, EXTORQUIDAS E "ROUBADAS" DOS SEUS BENS PELO BCP (CAMPANHA ACCIONISTA MILLENNIUM BCP E OUTRAS SITUAÇÕES GRAVES)..."
- "TAMBÉM ALGUMAS NOTÍCIAS FINANCEIRAS ACTUALIZADAS"
_______________________________________________________________________________________________________

DURING THE INFAMOUS "CAMPAIGN SHAREHOLDERS BCP" In 2000/2001, the Bank has undertaken WITH OWN ACTIONS, HAS PROVEN Indications of HAVER SEVERAL CRIMES ... In 2000, THE TOTAL AMOUNT OF PREMIUMS FOR EMPLOYEES WAS A DISTRIBUTE OF € 22,603,817.40, in which shareholders were not entitled to dividends!!!
AND BODIES supervisors of media available to the public, but the BCP, EVEN WITH THE CURRENT ADMINISTRATION, WHICH IS THE PRESIDENT DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, continues to extort, "theft" Drawing MONEY AND VICTIMS OF THE ACCOUNTS (CLIENTS) Silent and Helpless, following FOR BANK OF PORTUGAL AS BEING DEBT OF FAILURE (CRC) of the client. While the primary banking responsibility untouchables CONTINUE WITHOUT BEING CALLED TO JUSTICE.

IS THE TRUTH of what happened and if IS MOVING IN A MORE PRIVATE BANK PORTUGUESE! "Thousands of people destroyed and EXTORQUIADAS THEIR PROPERTY BY BCP (BCP MILLENNIUM CAMPAIGN SHAREHOLDERS AND OTHER serious )..."
- "UPDATES FINANCIAL ALSO NEWS OF THE WORLD"