segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Ministros reunem hoje e amanhã - Comissário do euro diz que é preciso resolver o problema dos activos tóxicos na Europa


Joaquim Almunia, comissário europeu responsável pelos Assuntos Económicos e Monetários, voltou hoje a defender que é preciso encontrar uma solução para retirar os chamados “activos tóxicos” (ou de baixo valor) dos balanços dos bancos, de modo restabelecer alguma normalidade nos circuitos de crédito, sem a qual os esforços governamentais de reanimação da economia tenderão a cair em saco roto.
Num artigo de opinião publicado no “Wall Street Journal”, no dia em que os ministros europeus das Finanças se preparam para um encontro de dois dias em Bruxelas, Almunia escreve que “para garantir que o crédito – a “seiva” da actividade económica – volta a circular pelas artérias da economia, um consenso amplo está a formar-se no sentido de considerar que temos de resolver o problema dos activos tóxicos, que estão a pesar sobre os balanços dos bancos e a travar o retorno da confiança”.
Segundo explica, as “medidas de alívio” poderão tomar três formas distintas: a criação de um veículo em cada instituição financeira para o qual sejam transferidos os activos tóxicos; a criação pelas entidades públicas de um “bad bank”, que concentre a aquisição dos activos tóxicos de todo o sector (como está a ser pensado nos Estados Unidos); ou, por último, através do lançamento de um seguro estatal para proteger os bancos de perdas futuras relacionadas com os activos que hoje se considere terem nenhum, ou quase nenhum, valor de mercado.
No artigo de opinião, Almunia sublinha, porém, que, mais do que a escolha do modelo a ser seguido pelos países europeus, “o que importa, acima de tudo, é que cheguemos a acordo sobre que activos serão elegíveis e como estes deverão ser avaliados, de modo a minimizar os custos potenciais para os contribuintes e evitar distorções na concorrência”.

OBS:
Há quem não goste dos meus comentários... Mas se fizerem um análise de há cerca de um ano e meio sobre os comentários (baseados na Comunicação Social) que faço do BCP, concluem que têm certas realidades... Este banco parece não admitir que também precisa urgentemente de solucionar a situação já antiga, (dentro do banco) para retirar os chamados “activos tóxicos” ou créditos incobráveis nas tais situações do chamado "crime de manipulação de mercado" Não vai ser através de futuras manipulações de mercado, como tem feito e a induzir os clientes em erro, que irá ter soluções para colmatar sua situação actual...
Também ainda não cumpriu as responsabilidades a que se propoz perante os accionistas, para assim o sistema financeiro ter paz e sossego em Portugal...
Continuam a lesar clientes e a manipular certas contas bancárias desses...
"É bem verdade que o país está em recessão", mas a crise não é para todos. Os privilégios dos senhores do dinheiro continuam intocáveis! Os lucros continuam, apesar da choramingueira que por aí anda. Só durante os nove 1ºs meses de 2008, os lucros dos 9 principais grupos económicos foram superiores a 4000 milhões de euros e, entre esses grupos, estão os 5 principais bancos que alcançaram mais de 1500 milhões de euros de lucros. Mas não são apenas os lucros, são os amplos benefícios fiscais e os apoios directos e indirectos de dinheiros públicos que representam milhares de milhões de euros de ajuda directa aos banqueiros que se livraram dos prejuízos das suas actividades especulativas. Banqueiros que dizem que os milhões disponibilizados pelo Estado ainda não chegam, como esta semana o afirmaram Ricardo Salgado e João Salgueiro. Querem o reforço das garantias públicas e querem dinheiro fresco. Está cada vez mais claro que o Governo não está a salvar os bancos, está a beneficiar os banqueiros e os grandes especuladores, enquanto deixa o conjunto das actividades económicas ainda mais endividadas...

2 comentários:

Anónimo disse...

O BCP é que é o maior activo tóxico do País
Agora então desde que é governado pelo Sapo Cocas, está do melhor...
-------
Frintz

O Raio disse...

O maior activo toxico é O próprio Euro!

Ver:

http://cabalas.blogspot.com/2009/02/o-descalabro-do-euro.html

AO LONGO DA FAMIGERADA "CAMPANHA ACCIONISTA BCP" EM 2000/2001, QUE O BANCO LEVOU A CABO COM AS ACÇÕES PRÓPRIAS, FOI PROVADO HAVER INDÍCIOS DE VÁRIOS CRIMES... NO EXERCÍCIO DE 2000, O MONTANTE TOTAL DE PRÉMIOS A DISTRIBUIR PELOS FUNCIONÁRIOS FOI DE 22.603.817,40€, EM QUE OS ACCIONISTAS NÃO TIVERAM DIREITO A DIVIDENDOS!!!
AS ENTIDADES SUPERVISORAS E ÓRGÃOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVULGARAM AO PÚBLICO, MAS O BCP, MESMO COM A ACTUAL ADMINISTRAÇÃO, CUJO PRESIDENTE É O DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, CONTINUA A EXTORQUIR, "ROUBAR" E A SAQUEAR DINHEIROS DAS CONTAS DAS VÍTIMAS (CLIENTES) SILENCIADAS E INDEFESAS, DANDO SEGUIMENTO PARA O BANCO DE PORTUGAL COMO SENDO DÍVIDA DE INCUMPRIMENTO, SUJANDO O "BOM NOME" DO CLIENTE... ENQUANTO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS BANCÁRIOS CONTINUAM INTOCÁVEIS, SEM SER CHAMADOS À JUSTIÇA.

É A VERDADE DO QUE SE PASSOU E AINDA SE ESTÁ PASSAR NO MAIOR BANCO PRIVADO PORTUGUÊS! "MILHARES DE PESSOAS DESTRUÍDAS, EXTORQUIDAS E "ROUBADAS" DOS SEUS BENS PELO BCP (CAMPANHA ACCIONISTA MILLENNIUM BCP E OUTRAS SITUAÇÕES GRAVES)..."
- "TAMBÉM ALGUMAS NOTÍCIAS FINANCEIRAS ACTUALIZADAS"
_______________________________________________________________________________________________________

DURING THE INFAMOUS "CAMPAIGN SHAREHOLDERS BCP" In 2000/2001, the Bank has undertaken WITH OWN ACTIONS, HAS PROVEN Indications of HAVER SEVERAL CRIMES ... In 2000, THE TOTAL AMOUNT OF PREMIUMS FOR EMPLOYEES WAS A DISTRIBUTE OF € 22,603,817.40, in which shareholders were not entitled to dividends!!!
AND BODIES supervisors of media available to the public, but the BCP, EVEN WITH THE CURRENT ADMINISTRATION, WHICH IS THE PRESIDENT DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, continues to extort, "theft" Drawing MONEY AND VICTIMS OF THE ACCOUNTS (CLIENTS) Silent and Helpless, following FOR BANK OF PORTUGAL AS BEING DEBT OF FAILURE (CRC) of the client. While the primary banking responsibility untouchables CONTINUE WITHOUT BEING CALLED TO JUSTICE.

IS THE TRUTH of what happened and if IS MOVING IN A MORE PRIVATE BANK PORTUGUESE! "Thousands of people destroyed and EXTORQUIADAS THEIR PROPERTY BY BCP (BCP MILLENNIUM CAMPAIGN SHAREHOLDERS AND OTHER serious )..."
- "UPDATES FINANCIAL ALSO NEWS OF THE WORLD"