maral, vice presidente da CIP - Confederação da Indústria Portuguesa, diz que a crise em Portugal e Espanha vai ser mais duradoura do que nos outros países. Mira Amaral diz que o próximo trimestre será pior.“Acumulámos níveis de endividamento externo e público que não nos permitirão uma recuperação. Temos uma mochila às costas pesadíssima que não nos dará agilidade para aproveitar a recuperação da economia mundial”, explica o também presidente do Banco BIC Português.
Mira Amaral relativiza a queda de 2% do PIB ocorrida no último trimestre de 2008 e sustenta que os primeiros três meses deste ano serão ainda piores. “As exportações, que estavam a ser o motor da economia portuguesa, obviamente tinham que desacelerar. Por isso a queda do PIB não me choca nem me surpreende, dado que vários países ocidentais estão hoje em estagnação e outros já entraram em recessão”.
Mas enquanto em 2008 a crise visou, especialmente, o sector financeiro, em 2009 vai alastrar-se. Para este trimestre “a tendência é pessimista” porque, sublinha Mira Amaral, “vamos sentir em pleno e dramaticamente na economia real aquilo que vem dos sistema financeiro”.
Sem comentários:
Enviar um comentário