segunda-feira, 13 de abril de 2009

Inflação homóloga em valores negativos pela primeira vez em 50 anos


A taxa de variação homóloga do índice de preços no consumidor escreveu-se em Março com um valor negativo, o que acontece pela primeira vez desde o início da década de 60.


Segundo os dados hoje divulgados pelo INE, os preços registaram uma variação homóloga de -0,4%, inferior em 0,6 pontos percentuais à observada em Fevereiro, essencialmente devido à queda dos preços na classe dos Transportes. “A variação homóloga dos preços no consumidor apresenta um valor historicamente baixo”, precisa o INE, adiantando que “resultados similares em Portugal remontam ao início da década de sessenta”, como mostra o gráfico disponibilizado pelo instituto.
O recuo dos preços em Março, por comparação com igual mês do ano anterior, é ainda mais expressivo quando se tem em conta o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor, que é calculado com um método comum para melhor permitir comparações na União Europeia. Neste caso, a variação foi -0,6%, sete décimas abaixo da verificada em Fevereiro.
“À semelhança do mês anterior, a contribuição negativa mais significativa para a variação homóloga do índice de preços no consumidor verificou-se na classe dos Transportes, reflectindo sobretudo a redução significativa dos preços dos combustíveis”, precisa o INE. Já com sinal positivo, o instituto destaca as classes da habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis, e dos Restaurantes e hotéis .
A variação mensal dos preços, de Fevereiro para Março, foi, porém, positiva, em 0,8%, e superior à variação nula observada entre Janeiro e Fevereiro.
“Para este resultado contribuiu de forma determinante a variação mensal observada na classe do Vestuário e calçado (20,0%, 1.1 p.p. superior ao valor registado em Março de 2008), reflectindo o fim da época de saldos e promoções e o efeito da entrada da nova colecção de Primavera-Verão”, assinala o INE, que salienta, em sentido oposto, a redução dos preços observada na classe da alimentação.
A ocorrência de uma variação homóloga negativa dos preços em Março era esperada pela generalidade dos analistas consultados pela agência Lusa, que antecipavam uma queda, ainda assim, menos expressiva, na casa dos 0,3%.
O governador do Banco de Portugal, tal como vários analistas, já tinha avisado que Portugal teria durante alguns meses inflação negativa, afastando, contudo, um cenário de deflação (descida continuada e generalizada dos preços).

Sem comentários:

AO LONGO DA FAMIGERADA "CAMPANHA ACCIONISTA BCP" EM 2000/2001, QUE O BANCO LEVOU A CABO COM AS ACÇÕES PRÓPRIAS, FOI PROVADO HAVER INDÍCIOS DE VÁRIOS CRIMES... NO EXERCÍCIO DE 2000, O MONTANTE TOTAL DE PRÉMIOS A DISTRIBUIR PELOS FUNCIONÁRIOS FOI DE 22.603.817,40€, EM QUE OS ACCIONISTAS NÃO TIVERAM DIREITO A DIVIDENDOS!!!
AS ENTIDADES SUPERVISORAS E ÓRGÃOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVULGARAM AO PÚBLICO, MAS O BCP, MESMO COM A ACTUAL ADMINISTRAÇÃO, CUJO PRESIDENTE É O DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, CONTINUA A EXTORQUIR, "ROUBAR" E A SAQUEAR DINHEIROS DAS CONTAS DAS VÍTIMAS (CLIENTES) SILENCIADAS E INDEFESAS, DANDO SEGUIMENTO PARA O BANCO DE PORTUGAL COMO SENDO DÍVIDA DE INCUMPRIMENTO, SUJANDO O "BOM NOME" DO CLIENTE... ENQUANTO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS BANCÁRIOS CONTINUAM INTOCÁVEIS, SEM SER CHAMADOS À JUSTIÇA.

É A VERDADE DO QUE SE PASSOU E AINDA SE ESTÁ PASSAR NO MAIOR BANCO PRIVADO PORTUGUÊS! "MILHARES DE PESSOAS DESTRUÍDAS, EXTORQUIDAS E "ROUBADAS" DOS SEUS BENS PELO BCP (CAMPANHA ACCIONISTA MILLENNIUM BCP E OUTRAS SITUAÇÕES GRAVES)..."
- "TAMBÉM ALGUMAS NOTÍCIAS FINANCEIRAS ACTUALIZADAS"
_______________________________________________________________________________________________________

DURING THE INFAMOUS "CAMPAIGN SHAREHOLDERS BCP" In 2000/2001, the Bank has undertaken WITH OWN ACTIONS, HAS PROVEN Indications of HAVER SEVERAL CRIMES ... In 2000, THE TOTAL AMOUNT OF PREMIUMS FOR EMPLOYEES WAS A DISTRIBUTE OF € 22,603,817.40, in which shareholders were not entitled to dividends!!!
AND BODIES supervisors of media available to the public, but the BCP, EVEN WITH THE CURRENT ADMINISTRATION, WHICH IS THE PRESIDENT DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, continues to extort, "theft" Drawing MONEY AND VICTIMS OF THE ACCOUNTS (CLIENTS) Silent and Helpless, following FOR BANK OF PORTUGAL AS BEING DEBT OF FAILURE (CRC) of the client. While the primary banking responsibility untouchables CONTINUE WITHOUT BEING CALLED TO JUSTICE.

IS THE TRUTH of what happened and if IS MOVING IN A MORE PRIVATE BANK PORTUGUESE! "Thousands of people destroyed and EXTORQUIADAS THEIR PROPERTY BY BCP (BCP MILLENNIUM CAMPAIGN SHAREHOLDERS AND OTHER serious )..."
- "UPDATES FINANCIAL ALSO NEWS OF THE WORLD"