domingo, 28 de dezembro de 2008

O PRECIPITAR DA CRISE, AVAL DO ESTÍMULO AO AUMENTO DA DÍVIDA EXTERNA


Os acontecimentos precipitam-se, dia a dia, hora a hora.
A crise capitalista mundializa-se atingindo os mais diversos países, desde a Islândia até ao Paquistão.
Nos EUA e na Europa as repercussões são mais do que muitas. Já se fala em estagnação.
Contudo, os jornais portugueses apresentam uma rósea visão mistificadora desta macro crise — não reconhecem sequer que se trata do início de uma depressão.
É a desinformação no seu mais alto grau, tanto pela acção de branqueamento como pela omissão.
Ainda mais importante do que a informação é a compreensão. Neste aspecto os media lusos são absolutamente lastimáveis, com os seus comentadores de serviço que debitam vulgaridades. Promovem assim a incompreensão das causas e consequências da crise.
Querem manter o povo sossegado para que o grande capital financeiro possa preparar o seu próprio salvamento.
O Governo Sócrates, por sua vez, continua a falar insensatamente em projectos megalómanos como o do novo aeroporto, TGV, terceira ponte rodoviária sobre o Tejo, etc, etc. Além de não reconhecer a realidade do Pico Petrolífero, agora tão pouco reconhece a realidade da crise (a que chama de simples recessão). É o autismo elevado ao mais alto grau.
Portugal perde assim um tempo precioso. Este período deveria ser aproveitado para tomar medidas destinadas a minimizar o impacto da depressão mundial que se avizinha, em concomitância com o fim do "plateau" petrolífero.
Enquanto a banca gerir e mandar no País, jamais o Governo poderá ter sossego na economia do cidadão comum!...

AVAL: ESTÍMULO AO AUMENTO DA DÍVIDA EXTERNA
http://www.indexmundi.com/map/?v=94&l=pt
A dívida externa bruta de Portugal era de 416 biliões de euros até "1 Janeiro de 2008... Com o aval de 20 mil milhões de euros, que o Estado agora concedeu aos banqueiros portugueses, pode-se dizer que a dívida externa do país irá aumentar no mesmo montante.
A banca portuguesa é a principal responsável pelo endividamento externo do país. Ela tem exercido um papel de intermediário: toma empréstimos no estrangeiro e concede-os a retalho no mercado interno português, a taxas mais elevadas. Com a garantia agora oferecida pelo Estado, os banqueiros locais serão estimulados a incrementar esta prática.
As condições do aval não estão claras. Será que esta medida extraordinária beneficiará alguma coisa os 1.310.000 mutuários do crédito à habitação? Ou as PMEs? Irá o governo fixar um spread máximo como contrapartida a este aval?
Exigirá o Governo que o Estado receba acções ordinárias dos bancos caso tenha de despender recursos financeiros em decorrência desta garantia?

1 comentário:

Gil Gonçalves disse...

Quando um governo desgraça a população, está num impasse Jurássico.

José Sócrates é, como chefe do Executivo português, a pessoa que tem poder em mais empresas estratégicas portuguesas. Segue-se-lhe José Eduardo dos Santos. Nenhum privado português tem poder em tantos conselhos de administração como aqueles dois estadistas.
In
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=346106

E os patrões não nos pagavam pelo trabalho que fazíamos, porque aplaudiam, riam, da nossa superstição divina. A religião encosta-se sempre nas ditaduras, porque nelas se protegem, vingam na falta de instrução dos povos. E quanto mais analfabetismo melhor, mais facturação. Então mais tarde, descobrimos a verdade que é a falsidade da Igreja.

E prosseguimos, e queríamos estudar numa universidade, mas vimos que estas coisas também são para falsos ricos. Porque todos os que são ricos, necessariamente tiveram que roubar. E facilmente se prova, basta um Técnico de Contas experimentado apenas analisar alguns documentos da contabilidade de uma empresa. Por exemplo: Belmiro de Azevedo, Américo Amorim e Fernando Ulrich que se calem. Deixem de falar para analfabetos. Roubaram e roubam o povo português. Porque num mundo selvagem de gatunos – onde tudo é falso – para sobreviver é imperioso roubar. Serão devidamente julgados e condenados pelas forças populares, já que os tribunais não funcionam. Quem é honesto, tem a prisão ou a morte certa, garantida.

Os banqueiros e os seus bancos malditos.
Este edifício sociológico que ergueram na falsidade e na maldade, do mesmo modo será destruído.

Meus senhores… vamos a eles!

AO LONGO DA FAMIGERADA "CAMPANHA ACCIONISTA BCP" EM 2000/2001, QUE O BANCO LEVOU A CABO COM AS ACÇÕES PRÓPRIAS, FOI PROVADO HAVER INDÍCIOS DE VÁRIOS CRIMES... NO EXERCÍCIO DE 2000, O MONTANTE TOTAL DE PRÉMIOS A DISTRIBUIR PELOS FUNCIONÁRIOS FOI DE 22.603.817,40€, EM QUE OS ACCIONISTAS NÃO TIVERAM DIREITO A DIVIDENDOS!!!
AS ENTIDADES SUPERVISORAS E ÓRGÃOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVULGARAM AO PÚBLICO, MAS O BCP, MESMO COM A ACTUAL ADMINISTRAÇÃO, CUJO PRESIDENTE É O DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, CONTINUA A EXTORQUIR, "ROUBAR" E A SAQUEAR DINHEIROS DAS CONTAS DAS VÍTIMAS (CLIENTES) SILENCIADAS E INDEFESAS, DANDO SEGUIMENTO PARA O BANCO DE PORTUGAL COMO SENDO DÍVIDA DE INCUMPRIMENTO, SUJANDO O "BOM NOME" DO CLIENTE... ENQUANTO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS BANCÁRIOS CONTINUAM INTOCÁVEIS, SEM SER CHAMADOS À JUSTIÇA.

É A VERDADE DO QUE SE PASSOU E AINDA SE ESTÁ PASSAR NO MAIOR BANCO PRIVADO PORTUGUÊS! "MILHARES DE PESSOAS DESTRUÍDAS, EXTORQUIDAS E "ROUBADAS" DOS SEUS BENS PELO BCP (CAMPANHA ACCIONISTA MILLENNIUM BCP E OUTRAS SITUAÇÕES GRAVES)..."
- "TAMBÉM ALGUMAS NOTÍCIAS FINANCEIRAS ACTUALIZADAS"
_______________________________________________________________________________________________________

DURING THE INFAMOUS "CAMPAIGN SHAREHOLDERS BCP" In 2000/2001, the Bank has undertaken WITH OWN ACTIONS, HAS PROVEN Indications of HAVER SEVERAL CRIMES ... In 2000, THE TOTAL AMOUNT OF PREMIUMS FOR EMPLOYEES WAS A DISTRIBUTE OF € 22,603,817.40, in which shareholders were not entitled to dividends!!!
AND BODIES supervisors of media available to the public, but the BCP, EVEN WITH THE CURRENT ADMINISTRATION, WHICH IS THE PRESIDENT DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, continues to extort, "theft" Drawing MONEY AND VICTIMS OF THE ACCOUNTS (CLIENTS) Silent and Helpless, following FOR BANK OF PORTUGAL AS BEING DEBT OF FAILURE (CRC) of the client. While the primary banking responsibility untouchables CONTINUE WITHOUT BEING CALLED TO JUSTICE.

IS THE TRUTH of what happened and if IS MOVING IN A MORE PRIVATE BANK PORTUGUESE! "Thousands of people destroyed and EXTORQUIADAS THEIR PROPERTY BY BCP (BCP MILLENNIUM CAMPAIGN SHAREHOLDERS AND OTHER serious )..."
- "UPDATES FINANCIAL ALSO NEWS OF THE WORLD"