Nunca, como no último ano, a opinião pública ouviu falar tanto dos governadores dos bancos centrais.
Até há um ano, para a maioria das pessoas estes banqueiros existiam apenas como os gestores dos juros. Mas a actual crise veio colocá-los no centro da política económica, devido às suas competências de supervisão e de assistência a instituições em dificuldades.
A importância que assumiram volta a colocar a questão: quanto vale um governador? Para o Ministério das Finanças português, o cargo ocupado por Vítor Constâncio vale uma remuneração anual de perto de 250 mil euros por ano, cerca de 18 vezes o rendimento nacional 'per capita'.
Já para a Administração norte-americana, o lugar ocupado por Ben Bernanke justifica apenas 140 mil euros anuais, ou seja, 4,2 vezes o rendimento 'per capita' dos EUA.
1 comentário:
Isto só acontece, porque somos realmente subdesenvolvidos; disparidades como esta eram impossíveis de se verificar em países com um grau de educação maior do que aquele que nos caracteriza. Para esse cavalheiro, receber esse montante, nem sequer o afecta em nada. Fala do cimo da cátedra, diz as maiores barbaridades e não faz nenhum (atente-se nos ultimos acontecimentos).
Enfim, uma verdadeira tristeza.
Enviar um comentário