quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Clima económico em Portugal no nível mais baixo de sempre


O índice de confiança dos consumidores em Portugal voltou a cair em Dezembro para um novo mínimo histórico, tal como sucedeu com o indicador de clima económico.

Em Dezembro, o clima económico no nosso país manteve a mesma tendência negativa dos seis meses anteriores, registando um novo mínimo histórico da série iniciada em 1989, com base nos dados avançados hoje pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).À semelhança do que sucedeu nos dois meses anteriores, todos os indicadores de confiança sectoriais apresentaram em Dezembro um desempenho negativo, com destaque para a Indústria Transformadora.

A análise de Dezembro mostra que este indicador recuou 7%, depois de uma queda de 1,7% em Novembro.

Já o índice de confiança dos consumidores acentuou, no mês passado, a queda iniciada em Outubro, "reflectindo sobretudo as perspectivas de evolução do desemprego e da evolução económica do país", acrescenta o INE. A confiança passou de menos 45,3 para menos 48,2 pontos.

Comentário:
Vamos apertar o cinto e rezar...
Já se sabia que as economias mais importantes do mundo iriam entrar em recessão em 2009. Os economistas também já tinham publicado dezenas de previsões, que davam como certo um aumento exponencial do desemprego e a redução do rendimento disponível.
Os mercados até já nem reagiram emocionalmente à falência da empresa de Bernard Madoff. Com o seu esquema poderá causar perdas "ligeiras". Qualquer coisa como 50 mil milhões de dólares!!
Mas hoje foi oficialmente anunciado que vamos (pelo menos a Europa) entrar em queda livre. O governo alemão prevê que em 2009 a maior economia da zona euro sofra uma queda de 3%. Não é um buraco. É uma cratera. Enorme. Gigantesca. Na verdade a maior recessão desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
O governo alemão está a preparar o segundo pacote de relançamento económico. O que na prática quer dizer que o primeiro não servir nem para estancar a hemorragia económica.
Do outro lado do Atlântico, a Reserva Federal dos EUA utilizou a "bomba atómica". Acaba de reduzir a sua taxa de juro de referência para uma banda entre os 0% e os 0,25%.
Na prática, esta medida - emprestar dinheiro praticamente de "borla" -, quer dizer que já não tem mais armas. Financiamentos a taxa zero, comprar grossas fatias de dívida e rezar. Esperando que não entre em casa o monstro da deflação. É o tudo ou nada.
A terminar... e com alguma ironia, fica a nota do pedido feito hoje pelo presidente do instituto de estudos económicos DIW. Klaus Zimmermann dirigiu-se a todos os economistas e pediu-lhes que deixem de publicar constantemente novas projecções económicas...

Sem comentários:

AO LONGO DA FAMIGERADA "CAMPANHA ACCIONISTA BCP" EM 2000/2001, QUE O BANCO LEVOU A CABO COM AS ACÇÕES PRÓPRIAS, FOI PROVADO HAVER INDÍCIOS DE VÁRIOS CRIMES... NO EXERCÍCIO DE 2000, O MONTANTE TOTAL DE PRÉMIOS A DISTRIBUIR PELOS FUNCIONÁRIOS FOI DE 22.603.817,40€, EM QUE OS ACCIONISTAS NÃO TIVERAM DIREITO A DIVIDENDOS!!!
AS ENTIDADES SUPERVISORAS E ÓRGÃOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVULGARAM AO PÚBLICO, MAS O BCP, MESMO COM A ACTUAL ADMINISTRAÇÃO, CUJO PRESIDENTE É O DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, CONTINUA A EXTORQUIR, "ROUBAR" E A SAQUEAR DINHEIROS DAS CONTAS DAS VÍTIMAS (CLIENTES) SILENCIADAS E INDEFESAS, DANDO SEGUIMENTO PARA O BANCO DE PORTUGAL COMO SENDO DÍVIDA DE INCUMPRIMENTO, SUJANDO O "BOM NOME" DO CLIENTE... ENQUANTO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS BANCÁRIOS CONTINUAM INTOCÁVEIS, SEM SER CHAMADOS À JUSTIÇA.

É A VERDADE DO QUE SE PASSOU E AINDA SE ESTÁ PASSAR NO MAIOR BANCO PRIVADO PORTUGUÊS! "MILHARES DE PESSOAS DESTRUÍDAS, EXTORQUIDAS E "ROUBADAS" DOS SEUS BENS PELO BCP (CAMPANHA ACCIONISTA MILLENNIUM BCP E OUTRAS SITUAÇÕES GRAVES)..."
- "TAMBÉM ALGUMAS NOTÍCIAS FINANCEIRAS ACTUALIZADAS"
_______________________________________________________________________________________________________

DURING THE INFAMOUS "CAMPAIGN SHAREHOLDERS BCP" In 2000/2001, the Bank has undertaken WITH OWN ACTIONS, HAS PROVEN Indications of HAVER SEVERAL CRIMES ... In 2000, THE TOTAL AMOUNT OF PREMIUMS FOR EMPLOYEES WAS A DISTRIBUTE OF € 22,603,817.40, in which shareholders were not entitled to dividends!!!
AND BODIES supervisors of media available to the public, but the BCP, EVEN WITH THE CURRENT ADMINISTRATION, WHICH IS THE PRESIDENT DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, continues to extort, "theft" Drawing MONEY AND VICTIMS OF THE ACCOUNTS (CLIENTS) Silent and Helpless, following FOR BANK OF PORTUGAL AS BEING DEBT OF FAILURE (CRC) of the client. While the primary banking responsibility untouchables CONTINUE WITHOUT BEING CALLED TO JUSTICE.

IS THE TRUTH of what happened and if IS MOVING IN A MORE PRIVATE BANK PORTUGUESE! "Thousands of people destroyed and EXTORQUIADAS THEIR PROPERTY BY BCP (BCP MILLENNIUM CAMPAIGN SHAREHOLDERS AND OTHER serious )..."
- "UPDATES FINANCIAL ALSO NEWS OF THE WORLD"