Os três maiores bancos nacionais cotados fecharam em forte queda, a acompanharem a tendência do sector na Europa e em reacção a um “research” do JPMorgan, onde o banco considera que o BCP, o BES e o BPI vão necessitar de um máximo de 3,1 mil milhões de euros para fortalecerem os rácios de solvabilidade.
As acções dos três bancos reagiram em forte queda à divulgação desta nota, tendo também sido pressionadas pelo dia negativo registado pelo sector na Europa, que caiu para mínimos de 12 anos. O DJ Stoxx Banks caiu mais de 7% e já perde mais de 15% este ano.
O BCP perdeu 4,06% para os 0,78 euros, o BES recuou 3,23% para os 6,00 euros e o BPI deslizou 4,20% para os 1,62 euros. Os bancos portugueses estão todos em terreno negativo em 2009, ainda assim acima dos mínimos fixados em 2008.
O BES perde 10,31%, o BCP cai 4,29% e o BPI cede 7,43%. (...)
OBS:
BCP, BES e BPI perderam 319 milhões de euros na sessão de hoje, dia em que o JP Morgan avisou que os bancos portugueses poderão voltar a reforçar o seu capital.
Têm vindo a público notícias muito negativas para o sector. Desde os problemas com o Citigroup e o Bank of America na semana passada", até às más notícias de hoje do Royal Bank of Scotland, disse um analista ao Económico.
A mesma fonte precisou que, "com notícias destas, não há volta a dar" ao sentimento do mercado para com o sector financeiro.(...) D. Económico
Sem comentários:
Enviar um comentário