Jardim Gonçalves, Cristopher Beck, Filipe Pinhal, Castro Henriques e António Rodrigues são acusados pelo Ministério Público de crimes que terão provocado um prejuízo de 600 milhões de euros ao BCP e de terem recebido indevidamente 24 milhões de euros em prémios de desempenho, noticia o “Expresso”.
Segundo a edição electrónica do semanário, durante oito anos, entre 1999 e 2007, cinco membros do Conselho de Administração do BCP conseguiram esconder um esquema de manipulação de acções que, de acordo com a acusação do Ministério Público, provocou 600 milhões de euros de prejuízo ao banco.
Os cinco ex-administradores são acusados de manipulação de mercado, falsificação da contabilidade e burla qualificada. Jardim Gonçalves e Cristopher Beck são puníveis com pena de prisão até três anos, sendo que o crime de burla pode chegar aos oito anos de prisão.
Segundo o “Expresso”, esta é a primeira vez que responsáveis de um banco privado são acusados pelo Ministério Público, sendo que os cinco acusados já foram notificados.
Alípio Dias, Magalhães Duarte e Filipe Abecassis foram também arguidos no processo, mas o MP arquivou todas as suspeitas. Paulo Teixeira Pinto...
Comentários:
JPereira72
Viva Portugal! e viva a justiça divina... a portuguesa!!!!
É só gamar e delapidar e em vez de serem tratados como ladrões e irem para a cadeia continuam a ser tratados como grandes senhores e benfeitores da sociedade... triste sina a nossa!! parabéns pelos 24 milhões de produtividade, sem duvida merecidos e fruto de trabalho árduo... só para finalizar... diz a opus dei que "A sua missão consiste em difundir a mensagem de que o trabalho e as circunstâncias habituais são ocasião para um encontro com Deus, para o serviço aos outros e para melhorar a sociedade."... encaixa que nem uma luva! bravo!!! isto é que é gente boa, esforçada em tornar a sociedade melhor!
jorge.sequeira
E não são castigados?
Era escandaloso se fossem castigados. Não é crime roubar os pobres.
Autoridade
Há muitos anos que venho reclamando a desgrça causada por estes indivíduos a milhares de inocentes...
Em outro País, mesmo que fosse de 3º mundo já estariam presos... CMVM, já os tinha acusado de crimes... Banco de Portugal, também os acusou de crimes... Milhares de lesados reclamaram os seus valores defraudados por este banco,a muitas Instituições... Agora pergunto, como é possível, estes srs. andarem à solta a gozarem milhões de euros extorquidos a pessoas inocentes do crime???
kumbayalá
24 milhões de euros de compensação? Estão bebados?
Só em 2007 e só o P.Teixeira Pinto levou 22 milhões. À saida a administração levou mais de 125 milhões... E as perdas não são só 600, isso é o que vocês dizem. O que se "apagou" é concerteza mais um tanto... Se o ganhassem limpo, todos os interessados tinham ganho, e só os invejosos reclamavam, e sem razão. Assim, deixam o maior banco rebentado, familias e investidores, fora outras malfeitorias na economia, devemos protestar todos. As regras não são para tornear. São para cumprir por todos, como lá fora. E se estão mal, mudam-se. Ou isto é uma selva anarquica?
axzyw2009
Alípio Dias de fora??????? O Responsável pela Auditoria do BCP durante anos de fora???? Bastos Gomes de fora?????
pertinaz
Tudo bons rapazes...
...a prova é que há anos que deviam estar na cadeia e só agora estão a ser acusados. Não vai dar em nada...
jorge.sequeira
É vergonhoso os ricos apoderarem-se das economias dos pobres
Peço desculpa do erro.
manuelbelinha
Eureka
Quem rouba um tostão é um ladrão...quem rouba um milhão é um espertalhão...
Economista
Roubo Descarado
Não deve ser só Oliveira e Costa a estar na prisão. Estes cinco "anjinhos" devem fazer-lhe companhia com URGÊNCIA. Srs Engº Jardim Gonçalves e Dr Pinhal: já não lhe chegavam os seus CHORUDOS ordenados? E para aliviar essas consciências pesadas, lá estarão os advogados para eternizar o processo. Terão ainda coragem de aparecer em público? E às vossas próprias Famílias? Que a Justiça haja rapidamente é o que peço, porque o logro em que me fizeram cair, já não tem remédio.
Accionista Enganado, Lisboa
Até que enfim!
Começa a perceber-se o "exemplo" que era o BCP: Grande Banco e Grandes Banqueiros! E depois Joe Berardo não tem razão quando diz: "Andam a roubar no BCP!" E depois Medina Carreira não tem razão quando diz: "Agora quem não se aproveita é parvo!" E depois o Bastonário da Ordem dos Advogados quando abre a boca e vai dizendo que há por aí muita corrupção é um "desbocado", mas quem o acusa tem o escritório com visistas da Polícia Judiciária. Lindo, lindo o nosso "cantinho à beira-mar plantado": é só lixo com laivos de bem falantes e de colatrinha branco.
Sem comentários:
Enviar um comentário