domingo, 16 de agosto de 2009

Portugal - Desemprego: Homens ultrapassam as mulheres


Há 507 mil pessoas sem emprego. É um número recorde desde, pelo menos, 1983. A taxa é a mais alta em 23 anos.

Tem entre 25 e 34 anos, escolaridade básica, vive no Norte e, pela primeira em dez anos, é do sexo masculino. Este pode ser um esboço do retrato do desempregado em Portugal, traçado a partir dos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Os números do segundo trimestre de 2009 mostram que foi ultrapassada a barreira do meio milhão de desempregados em Portugal. São 507 mil pessoas, o que representa 9,1% da população activa, a taxa mais elevada desde o primeiro trimestre de 1986.
É um crescimento de 1,8 pontos percentuais em relação ao mesmo trimestre de 2008, e de 0,2 pontos percentuais face aos primeiros três meses deste ano. Mas mais que a continuação do aumento do desemprego, já esperado, é o facto de os homens terem ultrapassado as mulheres no número do desemprego que surpreende. São 257 mil homens para 250 mil mulheres. O INE atribui o grosso da subida dos números ao acréscimo de desempregados masculinos (mais 69,4 mil indivíduos) que explica 71% do aumento global do desemprego.
E por que razão tantos homens perderam o emprego? Uma pista possível está na distribuição por actividades. A construção, sector predominantemente masculino, foi o que mais empregos perdeu (42,7 mil). Seguem-se a indústria transformadora e a agricultura. A maior perda de trabalho deu-se no grau de escolaridade mais baixo, que também é comum aos trabalhadores da construção.
A tese ganha força com as explicações de Cristina Casalinho. A economista-chefe do BPI lembra que a construção em Espanha tem absorvido muita da mão- -de-obra portuguesa. A maioria dessas pessoas, que hoje não encontra alternativa de emprego no país vizinho, é das zonas fronteiriças e do Norte do país.
A economista vê sinais positivos nesta evolução: "A estrutura do trabalho está a mudar. A procura está a centrar--se nos empregos com mais qualificações." Há 20% de mulheres activas com qualificação superior para apenas 10% de homens. "Isso pode explicar o porquê do desemprego ser agora maior nos homens." Mas admite que o facto de as mulheres receberem menos que os homens em sectores de mão-de-obra intensiva pode explicar a manutenção do emprego feminino.
Custos com desemprego disparam Além do impacto social e humano, o desemprego custa cada vez mais ao Estado. Até Junho, as despesas com o subsídio de desemprego e apoio ao emprego subiram 24%, para 960 milhões de euros. Só no segundo trimestre, a factura foi de 510 milhões de euros, mais 13% que nos primeiros três meses do ano.
Poucos duvidam de que a taxa continuará a crescer no curto prazo. As opinião dividem-se sobre o timing da recuperação efectiva de postos de trabalho. O primeiro-ministro, José Sócrates, está convicto de que a partir de 2010 os números vão melhorar. E sublinha que a subida, que supera a previsão do governo, foi inferior à de outros países da Europa. Já o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, acredita que a taxa de desemprego não vai chegar aos dois dígitos (10%).
Além de ser contestada pela oposição (ver pág. do lado), a visão do governo também é contrariada por alguns economistas. Nogueira Leite acha que o limiar dos 10% será ultrapassado e estima que só daqui a dois anos haverá criação sustentada de empregos. Rui Constantino, economista-chefe do Banco Santander, realça que a economia nacional só cria emprego quando o PIB está a crescer a mais de 1% ao ano. "Para o desemprego voltar abaixo dos 8% era necessário um crescimento sustentado sempre acima de 1,5%. Os dois concordam que o desemprego estrutural ficará mais alto do que no passado. Com F. P. C. e N. A.

Sem comentários:

AO LONGO DA FAMIGERADA "CAMPANHA ACCIONISTA BCP" EM 2000/2001, QUE O BANCO LEVOU A CABO COM AS ACÇÕES PRÓPRIAS, FOI PROVADO HAVER INDÍCIOS DE VÁRIOS CRIMES... NO EXERCÍCIO DE 2000, O MONTANTE TOTAL DE PRÉMIOS A DISTRIBUIR PELOS FUNCIONÁRIOS FOI DE 22.603.817,40€, EM QUE OS ACCIONISTAS NÃO TIVERAM DIREITO A DIVIDENDOS!!!
AS ENTIDADES SUPERVISORAS E ÓRGÃOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVULGARAM AO PÚBLICO, MAS O BCP, MESMO COM A ACTUAL ADMINISTRAÇÃO, CUJO PRESIDENTE É O DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, CONTINUA A EXTORQUIR, "ROUBAR" E A SAQUEAR DINHEIROS DAS CONTAS DAS VÍTIMAS (CLIENTES) SILENCIADAS E INDEFESAS, DANDO SEGUIMENTO PARA O BANCO DE PORTUGAL COMO SENDO DÍVIDA DE INCUMPRIMENTO, SUJANDO O "BOM NOME" DO CLIENTE... ENQUANTO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS BANCÁRIOS CONTINUAM INTOCÁVEIS, SEM SER CHAMADOS À JUSTIÇA.

É A VERDADE DO QUE SE PASSOU E AINDA SE ESTÁ PASSAR NO MAIOR BANCO PRIVADO PORTUGUÊS! "MILHARES DE PESSOAS DESTRUÍDAS, EXTORQUIDAS E "ROUBADAS" DOS SEUS BENS PELO BCP (CAMPANHA ACCIONISTA MILLENNIUM BCP E OUTRAS SITUAÇÕES GRAVES)..."
- "TAMBÉM ALGUMAS NOTÍCIAS FINANCEIRAS ACTUALIZADAS"
_______________________________________________________________________________________________________

DURING THE INFAMOUS "CAMPAIGN SHAREHOLDERS BCP" In 2000/2001, the Bank has undertaken WITH OWN ACTIONS, HAS PROVEN Indications of HAVER SEVERAL CRIMES ... In 2000, THE TOTAL AMOUNT OF PREMIUMS FOR EMPLOYEES WAS A DISTRIBUTE OF € 22,603,817.40, in which shareholders were not entitled to dividends!!!
AND BODIES supervisors of media available to the public, but the BCP, EVEN WITH THE CURRENT ADMINISTRATION, WHICH IS THE PRESIDENT DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, continues to extort, "theft" Drawing MONEY AND VICTIMS OF THE ACCOUNTS (CLIENTS) Silent and Helpless, following FOR BANK OF PORTUGAL AS BEING DEBT OF FAILURE (CRC) of the client. While the primary banking responsibility untouchables CONTINUE WITHOUT BEING CALLED TO JUSTICE.

IS THE TRUTH of what happened and if IS MOVING IN A MORE PRIVATE BANK PORTUGUESE! "Thousands of people destroyed and EXTORQUIADAS THEIR PROPERTY BY BCP (BCP MILLENNIUM CAMPAIGN SHAREHOLDERS AND OTHER serious )..."
- "UPDATES FINANCIAL ALSO NEWS OF THE WORLD"