quinta-feira, 28 de maio de 2009

Dias Loureiro sai mal, tarde e a más horas


Manuel Dias Loureiro decidiu ontem pedir a demissão do Conselho de Estado, depois das acusações duras de José Oliveira Costa sobre o seu envolvimento e participação em algumas das decisões que terão levado o Banco Português de Negócios (BPN) a uma situação de crise e à sua nacionalização.
À SIC, Loureiro explicou que a sua saída não resultou da explicação do antigo presidente do grupo, mas da percepção de que o Conselho de Estado era uma protecção para eventuais consequências judiciais, que Loureiro garante dispensar. Ao fim de sete meses de suspeições na praça pública, o acto do antigo ministro de Cavaco Silva não tem nada de heróico. Pelo contrário, chega tarde e a más horas.
Não está obviamente em causa a presunção de inocência de Dias Loureiro, tanto mais que as palavras de José Oliveira Costa devem ser lidas no devido contexto: é até agora o único arguido no processo, não pode nem deve passar agora a ser visto como o justiceiro que vai ajudar a justiça a descobrir a verdade no caso BPN e, além disso, tem sido apontado por todos como o grande responsável pela situação a que o banco chegou. Finalmente, porque ele próprio não deu quaisquer explicações sobre o estado de colapso financeiro a que o BPN chegou, nem sequer sobre os negócios com o Banco Insular de Cabo Verde.
Ainda assim, as palavras de Oliveira Costa não deixam de ser contundentes, especialmente quando é o segundo a dizer - depois do antigo responsável do Banco de Portugal, António Marta - que Dias Loureiro mentiu. Ou seja, o grande problema é político e (ainda) não judicial. O cargo de conselheiro de Estado exige uma posição acima de qualquer suspeita. Não podem haver nuvens negras a pairar ou esqueletos no armário. De outra forma, a sua acção está automaticamente condicionada e, pior, condiciona o Presidente da República.
A teimosia de Dias Loureiro - com a cobertura do Presidente da República, que também não sai bem desta fotografia - só serviu para adensar as suspeitas. Loureiro poderia e deveria ter pedido, logo no primeiro minuto, uma suspensão temporária do cargo de conselheiro de Cavaco Silva até que as investigações judiciais chegassem ao fim. Ao fazê-lo apenas ontem, tornou a sua própria situação ainda mais difícil, agravada pelas explicações avançadas.
Porquê? As explicações de Dias Loureiro para pedir a demissão do Conselho de Estado foram curtas, muito curtas. Uma análise fria às últimas 24 horas mostra que, à parte as acusações de Oliveira Costa, não há verdadeiramente nada de novo sobre a sua participação no caso BPN, pelo menos do que se sabe. ‘Apenas' a pressão pública...
Ora, a fotografia que o Diário Económico publica hoje na primeira página diz tudo sobre o momento de Dias Loureiro: sozinho, no estúdio da SIC, a defender-se perante o país.

OBS:
Como já tinha dito, quando Miguel Cadilhe entrou no BPN e acabou por estar cerca de meio ano e recebendo 10 milhões de euros....
É o País onde vivemos...

1 comentário:

Anónimo disse...

não se esqueça de esclarecer os consumidores sobre o novo produto BCP...o das cerejas....

AO LONGO DA FAMIGERADA "CAMPANHA ACCIONISTA BCP" EM 2000/2001, QUE O BANCO LEVOU A CABO COM AS ACÇÕES PRÓPRIAS, FOI PROVADO HAVER INDÍCIOS DE VÁRIOS CRIMES... NO EXERCÍCIO DE 2000, O MONTANTE TOTAL DE PRÉMIOS A DISTRIBUIR PELOS FUNCIONÁRIOS FOI DE 22.603.817,40€, EM QUE OS ACCIONISTAS NÃO TIVERAM DIREITO A DIVIDENDOS!!!
AS ENTIDADES SUPERVISORAS E ÓRGÃOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVULGARAM AO PÚBLICO, MAS O BCP, MESMO COM A ACTUAL ADMINISTRAÇÃO, CUJO PRESIDENTE É O DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, CONTINUA A EXTORQUIR, "ROUBAR" E A SAQUEAR DINHEIROS DAS CONTAS DAS VÍTIMAS (CLIENTES) SILENCIADAS E INDEFESAS, DANDO SEGUIMENTO PARA O BANCO DE PORTUGAL COMO SENDO DÍVIDA DE INCUMPRIMENTO, SUJANDO O "BOM NOME" DO CLIENTE... ENQUANTO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS BANCÁRIOS CONTINUAM INTOCÁVEIS, SEM SER CHAMADOS À JUSTIÇA.

É A VERDADE DO QUE SE PASSOU E AINDA SE ESTÁ PASSAR NO MAIOR BANCO PRIVADO PORTUGUÊS! "MILHARES DE PESSOAS DESTRUÍDAS, EXTORQUIDAS E "ROUBADAS" DOS SEUS BENS PELO BCP (CAMPANHA ACCIONISTA MILLENNIUM BCP E OUTRAS SITUAÇÕES GRAVES)..."
- "TAMBÉM ALGUMAS NOTÍCIAS FINANCEIRAS ACTUALIZADAS"
_______________________________________________________________________________________________________

DURING THE INFAMOUS "CAMPAIGN SHAREHOLDERS BCP" In 2000/2001, the Bank has undertaken WITH OWN ACTIONS, HAS PROVEN Indications of HAVER SEVERAL CRIMES ... In 2000, THE TOTAL AMOUNT OF PREMIUMS FOR EMPLOYEES WAS A DISTRIBUTE OF € 22,603,817.40, in which shareholders were not entitled to dividends!!!
AND BODIES supervisors of media available to the public, but the BCP, EVEN WITH THE CURRENT ADMINISTRATION, WHICH IS THE PRESIDENT DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, continues to extort, "theft" Drawing MONEY AND VICTIMS OF THE ACCOUNTS (CLIENTS) Silent and Helpless, following FOR BANK OF PORTUGAL AS BEING DEBT OF FAILURE (CRC) of the client. While the primary banking responsibility untouchables CONTINUE WITHOUT BEING CALLED TO JUSTICE.

IS THE TRUTH of what happened and if IS MOVING IN A MORE PRIVATE BANK PORTUGUESE! "Thousands of people destroyed and EXTORQUIADAS THEIR PROPERTY BY BCP (BCP MILLENNIUM CAMPAIGN SHAREHOLDERS AND OTHER serious )..."
- "UPDATES FINANCIAL ALSO NEWS OF THE WORLD"