segunda-feira, 18 de maio de 2009

142 mil os lares, que, por passarem sérias dificuldades económicas, tiveram acesso à prestação do "Rendimento Mínimo".



Mais 33 mil estão a receber rendimento mínimo
Há mais 16 mil famílias que acederam ao RSI do que em Março do ano passado. A situação pode piorar, pois foram feitos dez mil novos pedidos por mês, quase o dobro da média registada em 2008

O número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) subiu para 367 702 em Março último, o que significa que há mais quase 33 mil pessoas abrangidas por aquela prestação social do que em igual período do ano anterior. Pior é o cenário que se pode antever, a partir dos novos requerimentos entrados nos primeiros três meses do ano, e que ainda aguardam deferimento: a média mensal de pedidos passou dos cerca de 6600 registados em 2008 para mais de 10 mil. Más notícias, em primeiro lugar, para quem precisa e para o Estado, que vai ser obrigado a aumentar a despesa com aquela prestação social.
Os dados - que são os últimos apurados pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social - indicam ainda que , no mesmo período, o número de famílias beneficiárias aumentou em 15 721, equivalendo agora a quase 142 mil os lares, que, por passarem sérias dificuldades económicas, tiveram acesso à prestação.
Aquela evolução está directamente relacionada com o agravamento do desemprego, que já afecta cerca de 500 mil pessoas, e que apresenta uma escalada contínua nos últimos anos. À medida que as pessoas vão chegando ao fim do período de vigência do subsídio de desemprego e do subsídio social de desemprego, os seus rendimentos caem, tornando-se elegíveis para receberem o RSI. Para tal basta que o indivíduo tenha um rendimento mensal inferior ao valor da pensão social, que ronda este ano os 187 euros.
O Instituto da Segurança Social também aponta a maior rapidez com que os requerimentos têm sido processados como um dos factores que ajuda a explicar a evolução. Curiosamente, o ritmo de crescimento nos beneficiários com "requerimento activo de RSI" - que se manteve contínuo ao longo de todos os meses de 2008 - inflectiu de Fevereiro para Março.
Segundo os dados mais actuais do Ministério, divulgados no site, entre Fevereiro e Março registou-se mesmo uma quebra de cerca de mil beneficiários. Esta descida, ao não bater certo com o aumento do número de pedidos, pode reflectir um afrouxamento do ritmo de processamento dos requerimentos.
Por outro lado, a partir de 2005, as condições de manutenção daquela prestação deixaram de ser tão restritivas, alargando o potencial universo. Seja como for, o certo é que os novos pedidos de acesso à prestação se situaram sempre acima dos 6 mil por mês ao longo de 2008, estando agora bem acima, na casa dos 10 mil.

Despesa sobe 18%
Segundo dados do Instituto da Segurança Social, o valor da prestação para quadros de pobreza extrema é, em média, de 91 euros.
Segundo os dados da execução orçamental, só nos primeiros dois meses do ano, a despesa pública com o Rendimento Social de Inserção subiu 18% para os 78 milhões de euros. No mesmo período, a despesa com os subsídios de desemprego e apoio ao emprego atingiu 291 milhões de euros.
Apesar do cenário pouco animador, a fazer prever um alargamento dos beneficiários do RSI, as acções de inserção das famílias abrangidas estão a crescer substancialmente. Nos últimos dois anos a percentagem de agregados com acordos de inserção passou de 48 para 87.
Mas, como já justificou o presidente do Instituto da Solidariedade Social, Edmundo Martinho, é preciso não esquecer as especificidades do universo. "Quem está há anos na rua não consegue eliminar as barreiras de um momento para o outro."

OBS:
Este hediondo problema poderia ter sido morto à nascença, se tivessem resolvido o gravíssimo "CASO BCP" em 2007/2008... Volto a afirmar que devido ao contágio do BANCO MILLENNIUM BCP em questões de crimes económicos e financeiros; estão milhares de famílias e empresas na falência total e seus bens extorquidos pela própria banca. Jamais voltão à sua vida normal... Existem provas mais que suficientes... Já venho a afirmar há anos... Os responsáveis continuam a sua saga da destruição económica no País e contentes...

Sem comentários:

AO LONGO DA FAMIGERADA "CAMPANHA ACCIONISTA BCP" EM 2000/2001, QUE O BANCO LEVOU A CABO COM AS ACÇÕES PRÓPRIAS, FOI PROVADO HAVER INDÍCIOS DE VÁRIOS CRIMES... NO EXERCÍCIO DE 2000, O MONTANTE TOTAL DE PRÉMIOS A DISTRIBUIR PELOS FUNCIONÁRIOS FOI DE 22.603.817,40€, EM QUE OS ACCIONISTAS NÃO TIVERAM DIREITO A DIVIDENDOS!!!
AS ENTIDADES SUPERVISORAS E ÓRGÃOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVULGARAM AO PÚBLICO, MAS O BCP, MESMO COM A ACTUAL ADMINISTRAÇÃO, CUJO PRESIDENTE É O DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, CONTINUA A EXTORQUIR, "ROUBAR" E A SAQUEAR DINHEIROS DAS CONTAS DAS VÍTIMAS (CLIENTES) SILENCIADAS E INDEFESAS, DANDO SEGUIMENTO PARA O BANCO DE PORTUGAL COMO SENDO DÍVIDA DE INCUMPRIMENTO, SUJANDO O "BOM NOME" DO CLIENTE... ENQUANTO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS BANCÁRIOS CONTINUAM INTOCÁVEIS, SEM SER CHAMADOS À JUSTIÇA.

É A VERDADE DO QUE SE PASSOU E AINDA SE ESTÁ PASSAR NO MAIOR BANCO PRIVADO PORTUGUÊS! "MILHARES DE PESSOAS DESTRUÍDAS, EXTORQUIDAS E "ROUBADAS" DOS SEUS BENS PELO BCP (CAMPANHA ACCIONISTA MILLENNIUM BCP E OUTRAS SITUAÇÕES GRAVES)..."
- "TAMBÉM ALGUMAS NOTÍCIAS FINANCEIRAS ACTUALIZADAS"
_______________________________________________________________________________________________________

DURING THE INFAMOUS "CAMPAIGN SHAREHOLDERS BCP" In 2000/2001, the Bank has undertaken WITH OWN ACTIONS, HAS PROVEN Indications of HAVER SEVERAL CRIMES ... In 2000, THE TOTAL AMOUNT OF PREMIUMS FOR EMPLOYEES WAS A DISTRIBUTE OF € 22,603,817.40, in which shareholders were not entitled to dividends!!!
AND BODIES supervisors of media available to the public, but the BCP, EVEN WITH THE CURRENT ADMINISTRATION, WHICH IS THE PRESIDENT DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, continues to extort, "theft" Drawing MONEY AND VICTIMS OF THE ACCOUNTS (CLIENTS) Silent and Helpless, following FOR BANK OF PORTUGAL AS BEING DEBT OF FAILURE (CRC) of the client. While the primary banking responsibility untouchables CONTINUE WITHOUT BEING CALLED TO JUSTICE.

IS THE TRUTH of what happened and if IS MOVING IN A MORE PRIVATE BANK PORTUGUESE! "Thousands of people destroyed and EXTORQUIADAS THEIR PROPERTY BY BCP (BCP MILLENNIUM CAMPAIGN SHAREHOLDERS AND OTHER serious )..."
- "UPDATES FINANCIAL ALSO NEWS OF THE WORLD"