quinta-feira, 7 de maio de 2009

BCE corta juros para 1%


O Banco Central Europeu (BCE) anunciou um novo corte de juros para a Zona Euro de 25 pontos para 1%. O mercado já estava a antecipar este corte, e os economistas acreditam que será o último. Mais do que a descida de juros, o mercado aguarda as declarações de Jean-Claude Trichet para saber se o BCE vai implementar outras medidas além das alterações de juros.

Ninguém acredita, contudo, que apesar das duras críticas de que têm sido alvo, acusadas de um conservadorismo que torna ainda mais dolorosa e longa a actual recessão, as autoridades de Frankfurt tomem medidas muito ousadas, como a impressão de dinheiro ou a aquisição directa de títulos de dívida pública e privada que já foram implementadas nos EUA, Reino Unido e Japão.
Quanto muito, afirmam os economistas contactados pelo Negócios, Trichet avançará com o aumento da maturidade dos empréstimos cedidos à banca do actual limite de seis meses para um ano.
"Esta será a medida que terá mais efeito junto dos bancos e de mais fácil execução por parte das autoridades", defende Cristina Casalinho, economista-chefe do BPI. Além disso, o BCE poderá também usar o trunfo do poder psicológico do discurso para gerir as expectativas dos agentes económicos, ao garantir que manterá as taxas de juro "num patamar baixo por um período alargado", explica Pedro Matos Branco, economista do BES.
Segundo o especialista, um compromisso desta natureza teria um peso elevado, já que, por princípio, o BCE nunca se compromete com uma decisão de política monetária. Pelo menos, "nunca se comprometeu antes", sustenta.
Dificilmente Trichet irá hoje muito mais longe, apesar das divergências de posições dentro do próprio conselho de governadores, havendo uma "facção" que defende que o BCE deveria seguir a estratégia preconizada pela Fed, Banco de Inglaterra e Banco do Japão de implementação de um programa de "credit easing" (impressão de dinheiro), para a compra de títulos de dívida pública e privada.
"Se se confirmarem os sinais de desaceleração da queda da actividade económica, não me parece que o BCE tome medidas que lhe custam tanto implementar", remata Pedro Matos Branco (...)

Sem comentários:

AO LONGO DA FAMIGERADA "CAMPANHA ACCIONISTA BCP" EM 2000/2001, QUE O BANCO LEVOU A CABO COM AS ACÇÕES PRÓPRIAS, FOI PROVADO HAVER INDÍCIOS DE VÁRIOS CRIMES... NO EXERCÍCIO DE 2000, O MONTANTE TOTAL DE PRÉMIOS A DISTRIBUIR PELOS FUNCIONÁRIOS FOI DE 22.603.817,40€, EM QUE OS ACCIONISTAS NÃO TIVERAM DIREITO A DIVIDENDOS!!!
AS ENTIDADES SUPERVISORAS E ÓRGÃOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVULGARAM AO PÚBLICO, MAS O BCP, MESMO COM A ACTUAL ADMINISTRAÇÃO, CUJO PRESIDENTE É O DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, CONTINUA A EXTORQUIR, "ROUBAR" E A SAQUEAR DINHEIROS DAS CONTAS DAS VÍTIMAS (CLIENTES) SILENCIADAS E INDEFESAS, DANDO SEGUIMENTO PARA O BANCO DE PORTUGAL COMO SENDO DÍVIDA DE INCUMPRIMENTO, SUJANDO O "BOM NOME" DO CLIENTE... ENQUANTO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS BANCÁRIOS CONTINUAM INTOCÁVEIS, SEM SER CHAMADOS À JUSTIÇA.

É A VERDADE DO QUE SE PASSOU E AINDA SE ESTÁ PASSAR NO MAIOR BANCO PRIVADO PORTUGUÊS! "MILHARES DE PESSOAS DESTRUÍDAS, EXTORQUIDAS E "ROUBADAS" DOS SEUS BENS PELO BCP (CAMPANHA ACCIONISTA MILLENNIUM BCP E OUTRAS SITUAÇÕES GRAVES)..."
- "TAMBÉM ALGUMAS NOTÍCIAS FINANCEIRAS ACTUALIZADAS"
_______________________________________________________________________________________________________

DURING THE INFAMOUS "CAMPAIGN SHAREHOLDERS BCP" In 2000/2001, the Bank has undertaken WITH OWN ACTIONS, HAS PROVEN Indications of HAVER SEVERAL CRIMES ... In 2000, THE TOTAL AMOUNT OF PREMIUMS FOR EMPLOYEES WAS A DISTRIBUTE OF € 22,603,817.40, in which shareholders were not entitled to dividends!!!
AND BODIES supervisors of media available to the public, but the BCP, EVEN WITH THE CURRENT ADMINISTRATION, WHICH IS THE PRESIDENT DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, continues to extort, "theft" Drawing MONEY AND VICTIMS OF THE ACCOUNTS (CLIENTS) Silent and Helpless, following FOR BANK OF PORTUGAL AS BEING DEBT OF FAILURE (CRC) of the client. While the primary banking responsibility untouchables CONTINUE WITHOUT BEING CALLED TO JUSTICE.

IS THE TRUTH of what happened and if IS MOVING IN A MORE PRIVATE BANK PORTUGUESE! "Thousands of people destroyed and EXTORQUIADAS THEIR PROPERTY BY BCP (BCP MILLENNIUM CAMPAIGN SHAREHOLDERS AND OTHER serious )..."
- "UPDATES FINANCIAL ALSO NEWS OF THE WORLD"