sábado, 9 de maio de 2009

Teixeira dos Santos diz que Iintervenção do Estado no BPN evitou corrida de clientes, "o que teria sido muito delicado"



Teixeira dos Santos diz que Intervenção do Estado no BPN evitou corrida de clientes, "o que teria sido muito delicado"

O ministro das Finanças disse, hoje, em Braga, que a intervenção do Estado no BPN "evitou uma situação de corrida aos bancos por parte dos clientes que teria sido muito delicada".
"Os nervos andavam à flor da pele e havia muito receio nas pessoas", afirmou Teixeira dos Santos, lembrando que o banco estava na eminência de uma ruptura, o que implicava "o risco sério de se gerar uma situação de pânico bancário com efeitos sistémicos muito devastadores".
O governante falava na Universidade do Minho, em Braga, no encerramento da conferência sobre "10 anos do Euro: o ajustamento nos mercados de capitais e trabalho", organizada pelo Núcleo de Investigação em Políticas Económicas.
Respondendo a uma pergunta de um docente da Universidade, o ministro acentuou que, "durante semanas, os níveis de liquidez do BPN - Banco Português de Negócios, baixaram muito, levando-o a não poder cumprir os seus compromissos, a não ser com injecções alheias de liquidez, o que não podia continuar".
"O governo nacionalizou o BPN, não por causa dos seus problemas internos e dos eventos que estão sob investigação judicial mas sim porque, em Outubro de 2008, após a falência do banco americano Lehman Brothers havia o risco de ruptura do sistema financeiro, em Portugal e a nível global", acentuou.
Acrescentou que, nesse período, "corriam rumores sobre a eventual falência de bancos, alguns lançados de forma criminosa e cobarde, que criaram a preocupação de uma corrida aos bancos por parte de cidadãos, alarmados com a situação, o que teria sido dramático".
Fernando Teixeira dos Santos fez, anteriormente, uma análise da experiência da economia portuguesa nos 10 anos do euro, dizendo que se não fosse a moeda única Portugal teria, agora, muito mais problemas para enfrentar a crise internacional.
Sublinhou que há países que não aderiram que sentem agora a necessidade de terem o "abrigo do euro" e que já pensam em aderir ao sistema monetário europeu.
O ministro elogiou o papel do Banco Central Europeu na actual crise, dizendo que soube adoptar uma postura de "flexibilidade e de elasticidade", que o tornou uma instituição ainda mais credível em termos internacionais.
Disse que, no seio do euro-grupo, os ministros das Finanças vivem, hoje, "uma situação de grande coordenação de medidas", o que o tornou num espaço de diálogo e concertação entre os diferentes responsáveis por aquela pasta. Considerou que, apesar desses avanços, há ainda "um vazio" a preencher, pois - defendeu - importa criar "um elemento federador, um mecanismo de estabilização orçamental entre os países do euro, para poder responder melhor a situações de crise como a actual".

OBS:
Não foi só este banco (BPN) mas também anteriormente o "Gigante Criminoso MILLENNIUM BCP.
Mas este foi fácil, bastou pôr de lá para fora a antiga equipa de Jardim Gonçalves e colocar a Administração da Caixa Geral de depósitos, mas com o aval do PSD, em que colocou na CGD uma nova equipa PSD...
Conclusão: Millennium BCP - PS.
Caixa Geral de Depósitos - PSD.
E assim o governo conseguiu que a crise bancária não contagiasse muito o nosso "povinho covardinho"...

Sem comentários:

AO LONGO DA FAMIGERADA "CAMPANHA ACCIONISTA BCP" EM 2000/2001, QUE O BANCO LEVOU A CABO COM AS ACÇÕES PRÓPRIAS, FOI PROVADO HAVER INDÍCIOS DE VÁRIOS CRIMES... NO EXERCÍCIO DE 2000, O MONTANTE TOTAL DE PRÉMIOS A DISTRIBUIR PELOS FUNCIONÁRIOS FOI DE 22.603.817,40€, EM QUE OS ACCIONISTAS NÃO TIVERAM DIREITO A DIVIDENDOS!!!
AS ENTIDADES SUPERVISORAS E ÓRGÃOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVULGARAM AO PÚBLICO, MAS O BCP, MESMO COM A ACTUAL ADMINISTRAÇÃO, CUJO PRESIDENTE É O DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, CONTINUA A EXTORQUIR, "ROUBAR" E A SAQUEAR DINHEIROS DAS CONTAS DAS VÍTIMAS (CLIENTES) SILENCIADAS E INDEFESAS, DANDO SEGUIMENTO PARA O BANCO DE PORTUGAL COMO SENDO DÍVIDA DE INCUMPRIMENTO, SUJANDO O "BOM NOME" DO CLIENTE... ENQUANTO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS BANCÁRIOS CONTINUAM INTOCÁVEIS, SEM SER CHAMADOS À JUSTIÇA.

É A VERDADE DO QUE SE PASSOU E AINDA SE ESTÁ PASSAR NO MAIOR BANCO PRIVADO PORTUGUÊS! "MILHARES DE PESSOAS DESTRUÍDAS, EXTORQUIDAS E "ROUBADAS" DOS SEUS BENS PELO BCP (CAMPANHA ACCIONISTA MILLENNIUM BCP E OUTRAS SITUAÇÕES GRAVES)..."
- "TAMBÉM ALGUMAS NOTÍCIAS FINANCEIRAS ACTUALIZADAS"
_______________________________________________________________________________________________________

DURING THE INFAMOUS "CAMPAIGN SHAREHOLDERS BCP" In 2000/2001, the Bank has undertaken WITH OWN ACTIONS, HAS PROVEN Indications of HAVER SEVERAL CRIMES ... In 2000, THE TOTAL AMOUNT OF PREMIUMS FOR EMPLOYEES WAS A DISTRIBUTE OF € 22,603,817.40, in which shareholders were not entitled to dividends!!!
AND BODIES supervisors of media available to the public, but the BCP, EVEN WITH THE CURRENT ADMINISTRATION, WHICH IS THE PRESIDENT DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, continues to extort, "theft" Drawing MONEY AND VICTIMS OF THE ACCOUNTS (CLIENTS) Silent and Helpless, following FOR BANK OF PORTUGAL AS BEING DEBT OF FAILURE (CRC) of the client. While the primary banking responsibility untouchables CONTINUE WITHOUT BEING CALLED TO JUSTICE.

IS THE TRUTH of what happened and if IS MOVING IN A MORE PRIVATE BANK PORTUGUESE! "Thousands of people destroyed and EXTORQUIADAS THEIR PROPERTY BY BCP (BCP MILLENNIUM CAMPAIGN SHAREHOLDERS AND OTHER serious )..."
- "UPDATES FINANCIAL ALSO NEWS OF THE WORLD"