O presidente da Caixa Geral de Depósitos (PSD) alertou hoje que os bancos portugueses podem enfrentar prejuízos, devido ao aumento dos custos de financiamento e do crédito malparado. Faria de Oliveira, tal como Santos Ferreira, mostrou ainda preocupações com os fundos de pensões.
“O aumento em custo de ‘funding’ e do incumprimento do crédito, por si só, pode por a banca com resultados negativos”, disse hoje Faria de Oliveira, presidente da Caixa Geral de Depósitos.
O presidente do banco estatal, que falava na conferência promovia pela AT Kearney e pelo Negócios sobre a banca, considerou que bastava que os custos de “funding”, ou financiamento dos bancos, aumentassem como no ano passado, ou que o mal parado subisse como em Espanha, para colocar os resultados da banca negativos.
Na mesma conferência, o presidente do banco estatal chamou ainda a atenção para as ameaças que os fundos de pensões representam para a banca. Faria de Oliveira disse que "os fundos de pensões podem voltar a ser um problema daqui a três ou quatro anos".
Um alerta no mesmo sentido fez Santos Ferreira, presidente do Banco Comercial Português. “Há uma exposição elevada ao mercado de acções, nomeadamente nos fundos de pensões. A questão dos fundos de pensões surgirá diante de nós”, afirmou Santos Ferreira (PS)...
OBS:
Este hediondo problema poderia ter sido morto à nascença, se tivessem resolvido o gravíssimo "CASO BCP" em 2007/2008... Volto a afirmar que devido ao contágio do BANCO MILLENNIUM BCP em questões de crimes económicos e financeiros; estão milhares de famílias e empresas na falência total e seus bens extorquidos pela própria banca. Jamais voltão à sua vida normal... Existem provas mais que suficientes... Já venho a afirmar há anos... Os responsáveis continuam a sua saga da destruição económica no País e contentes...
Sem comentários:
Enviar um comentário