sábado, 16 de maio de 2009

Destruição de 92 mil empregos atinge jovens em cheio


Taxa de desemprego sobe para 8,9%, o valor mais alto dos últimos 23 anos. Jovens, precários e pouco qualificados são os mais afectados.

A economia destruiu 91,9 mil empregos no espaço de um ano, a quebra mais acentuada desde a crise de 2003. Os efeitos conjugados da recessão e da precariedade estão reflectidos nos dados ontem revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos ao primeiro trimestre deste ano: perderam-se 83 mil empregos correspondentes a jovens com idades entre os 15 e os 34 anos.
E nem todos desistiram de trabalhar: foi também nas franjas mais jovens que o número de desempregados mais cresceu. A taxa de desemprego jovem (entre os 15 e os 24 anos) subiu para o máximo de 20,1%.
Com o número de desempregados no valor mais alto de que há registo - oficialmente são 495,8 mil -, a taxa de desemprego ontem divulgada superou as piores expectativas, ao saltar 1,3 pontos para 8,9%, o valor mais alto dos últimos 23 anos (ver gráfico). "Preocupante", referiu o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, admitindo "intensificar" as medidas contra a crise.
Quem está a ser mais afectado pelo desemprego? Homens, com contrato a termo, empregados na indústria e na construção com idade entre os 15 e os 34 anos e um nível de escolaridade básico foram os que mais contribuíram para a queda da população empregada e, simultaneamente, para o aumento do número de pessoas à procura de trabalho.
Os valores oficiais subestimam o verdadeiro impacto social, apontam vários observadores. O número de desempregados é de 650 mil e a taxa de 11,6%, se se considerarem como desempregados indivíduos em categorias que o INE exclui. É o caso dos inactivos disponíveis ou desencorajados (93,2 mil), e do subemprego visível (61,3 mil).
Por outro lado, acentua-se a tendência de redução da população activa (menos 23 mil indivíduos do que há um ano), o que pode indiciar a fuga para situações de reforma, de estudo, ou de desistência da procura de emprego.
Os novos dados obrigaram o Governo a actualizar a previsão para a taxa de desemprego, para 8,8%, um valor que fica mais uma vez abaixo das previsões das principais instituições. Para que se concretizasse, o desemprego teria que descer. Se é certo que o Verão é um período mais favorável e que as medidas desenhadas pelo Governo ainda não produziram plenos efeitos, é também consensual que o impacto de uma crise tão forte se fará sentir de forma crescente até, pelo menos, 2010.
O Executivo prevê, por outro lado, que destruição de emprego se situe, este ano, nos 62 mil postos de trabalho (-1,2%). A OCDE aponta para 94 mil.

OBS:
Este hediondo problema poderia ter sido morto à nascença, se tivessem resolvido o gravíssimo "CASO BCP" em 2007/2008... Volto a afirmar que devido ao contágio do BANCO MILLENNIUM BCP em questões de crimes económicos e financeiros; estão milhares de famílias e empresas na falência total e seus bens extorquidos pela própria banca. Jamais voltão à sua vida normal... Existem provas mais que suficientes... Já venho a afirmar há anos... Os responsáveis continuam a sua saga da destruição económica no País e contentes...

1 comentário:

mitro disse...

Faça uma petição online que eu assino!

Em Portugal a culpa há-de morrer sempre solteira...

AO LONGO DA FAMIGERADA "CAMPANHA ACCIONISTA BCP" EM 2000/2001, QUE O BANCO LEVOU A CABO COM AS ACÇÕES PRÓPRIAS, FOI PROVADO HAVER INDÍCIOS DE VÁRIOS CRIMES... NO EXERCÍCIO DE 2000, O MONTANTE TOTAL DE PRÉMIOS A DISTRIBUIR PELOS FUNCIONÁRIOS FOI DE 22.603.817,40€, EM QUE OS ACCIONISTAS NÃO TIVERAM DIREITO A DIVIDENDOS!!!
AS ENTIDADES SUPERVISORAS E ÓRGÃOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVULGARAM AO PÚBLICO, MAS O BCP, MESMO COM A ACTUAL ADMINISTRAÇÃO, CUJO PRESIDENTE É O DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, CONTINUA A EXTORQUIR, "ROUBAR" E A SAQUEAR DINHEIROS DAS CONTAS DAS VÍTIMAS (CLIENTES) SILENCIADAS E INDEFESAS, DANDO SEGUIMENTO PARA O BANCO DE PORTUGAL COMO SENDO DÍVIDA DE INCUMPRIMENTO, SUJANDO O "BOM NOME" DO CLIENTE... ENQUANTO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS BANCÁRIOS CONTINUAM INTOCÁVEIS, SEM SER CHAMADOS À JUSTIÇA.

É A VERDADE DO QUE SE PASSOU E AINDA SE ESTÁ PASSAR NO MAIOR BANCO PRIVADO PORTUGUÊS! "MILHARES DE PESSOAS DESTRUÍDAS, EXTORQUIDAS E "ROUBADAS" DOS SEUS BENS PELO BCP (CAMPANHA ACCIONISTA MILLENNIUM BCP E OUTRAS SITUAÇÕES GRAVES)..."
- "TAMBÉM ALGUMAS NOTÍCIAS FINANCEIRAS ACTUALIZADAS"
_______________________________________________________________________________________________________

DURING THE INFAMOUS "CAMPAIGN SHAREHOLDERS BCP" In 2000/2001, the Bank has undertaken WITH OWN ACTIONS, HAS PROVEN Indications of HAVER SEVERAL CRIMES ... In 2000, THE TOTAL AMOUNT OF PREMIUMS FOR EMPLOYEES WAS A DISTRIBUTE OF € 22,603,817.40, in which shareholders were not entitled to dividends!!!
AND BODIES supervisors of media available to the public, but the BCP, EVEN WITH THE CURRENT ADMINISTRATION, WHICH IS THE PRESIDENT DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, continues to extort, "theft" Drawing MONEY AND VICTIMS OF THE ACCOUNTS (CLIENTS) Silent and Helpless, following FOR BANK OF PORTUGAL AS BEING DEBT OF FAILURE (CRC) of the client. While the primary banking responsibility untouchables CONTINUE WITHOUT BEING CALLED TO JUSTICE.

IS THE TRUTH of what happened and if IS MOVING IN A MORE PRIVATE BANK PORTUGUESE! "Thousands of people destroyed and EXTORQUIADAS THEIR PROPERTY BY BCP (BCP MILLENNIUM CAMPAIGN SHAREHOLDERS AND OTHER serious )..."
- "UPDATES FINANCIAL ALSO NEWS OF THE WORLD"