As principais praças norte-americanas encerraram em forte baixa, pela oitava sessão consecutiva, com o Dow Jones a registar a maior variação de sempre numa sessão, revelando a grande volatilidade que se vive nos mercados. O Standard & Poor’s teve a pior semana desde 1933. O Nasdaq foi a excepção e terminou no verde.
VIX em níveis recorde
De salientar também que o índice de referência para as opções sobre as acções norte-americanas ultrapassou os 75 pontos pela primeira vez na sua história. O VIX, ou “barómetro do medo”, como é conhecido o índice de volatilidade da Bolsa de Opções de Chicago, disparou para o quinto recorde consecutivo, nos 75,74 pontos.
Este índice mede o custo de usar opções como garantia contra quedas no índice Standard & Poor’s 500, que está a negociar com um PER de 17.“Neste momento, os investidores estão apenas a tentar aguentar cada dia que passa”, comentou à Bloomberg um estratega da Ridgeworth Investments, Alan Gayle. “Os mercados estão a ser movidos pelas emoções e pelos rumores”, acrescentou.NYSE e Nasdaq podem travar vendas curtas.
A Bolsa de Nova Iorque e o Nasdaq poderão, entretanto, propôr a proibição de vendas curtas para os títulos com maiores quedas, declararam à Bloomberg três pessoas que afirmaram ter visto um esboço da norma. O plano, que pode ser apresentado ainda hoje, exige que uma acção que feche a cair mais de 20% seja protegida dos “short sellers” nos três dias seguintes.
1 comentário:
Agora estou acreditando em banca rota.
Viveu-se num sistema manipulatório financeiro...
Enviar um comentário