Nos últimos dois anos, a "crise" tem dominado as notícias de jornal, conversas de café e motivado inúmeros artigos de opinião. De facto, muitos economistas consideram este período a pior recessão económica desde a Grande Depressão dos anos 30. A crise no mercado imobiliário e no sector bancário resultou na falência de instituições financeiras e está a afectar severamente as economias reais a nível mundial. Mas, afinal, o que gerou esta crise financeira? Poderia esta crise ter sido, de alguma forma, evitada?
Durante o ano passado, testemunhámos o colapso de bancos mundiais de referência como o Lehman Brothers, Northern Rock e Bear Sterns, e assistimos a gigantes como a AIG, Merril Lynch e HBOS "lutarem pela sobrevivência" no meio financeiro. Esta situação tem sido explicada, entre outros factores, pelo excessivo endividamento dos bancos e pelo elevado risco das suas carteiras. Então é pertinente perguntarmo-nos: estão os bancos a medir correctamente o risco?(...)
1 comentário:
nem sempre ... apesar de terem modelos de risco sofisticados e adequados , nem sempre foi e é conveniente contabilizar ... a supervisão andou um pouco perdida no seu controlo ...
além do credito aos amigos , o Millenniumbcp teve em publico alguns desses casos...
:(
Enviar um comentário