A agência internacional Moody's desceu hoje os 'ratings' dos bancos portugueses, entre eles BCP, BPI e Caixa, cuja notação estava em revisão negativa desde Abril.
A Moody's desceu a avaliação da 'bank financial strength ratings' (BFSR) de sete bancos portugueses, uma avaliação que só tem em conta os factores específicos das instituições e não o sector nacional. A BFSR mede a capacidade financeira de uma determinada instituição, da dívida de longo prazo e do ‘rating' de depósitos.
A avaliação da Caixa Geral de Depósitos desceu um nível, de C para C-, e continua em revisão negativa, alerta a Moody's, que explica que este corte reflecte os fracos níveis de rentabilidade e as pressões ao nível da capitalização, devido a um cenário mais negativo do que o previsto.
Também a avaliação do BCP desceu um nível, de C+ para D+, igualmente com 'outlook' negativo. Na origem da revisão em baixa para o banco liderado por Carlos Santos Ferreira a Moody's aponta, nomeadamente, a forte deterioração da qualidade dos activos do BCP e as expectativas da agência de que o banco vai ter mais perdas nas actividades da Polónia. Também a "performance relativamente fraca das operações de banca de retalho em Portugal" contribuiu para a descida.
Já a notação do BPI desceu um nível, passando de C para C-, o que reflecte "uma modesta performance nas operações domésticas, com uma quebra de 60% no lucro", o aumento da dependência das operações em Angola para os lucros e a deterioração da qualidade dos activos, entre outros factores, explica a Moody's citada pela Bloomberg.
Espírito Santo Finantial Group, Banif, Santander Totta e Montepio Geral também viram as suas avaliações cortadas pela Moody's. A deterioração do contexto, a quebra dos lucros, o fraco nível de capitalização e a deterioração da qualidade dos activos são os factores apontados pela agência para estas revisões.
1 comentário:
o risco país , ou seja de Portugal , tem agravado , provocando o agravamento geral das avaliações dos bancos portugueses ... sad , very sad , e sem solução á vista
:(
Enviar um comentário