sábado, 4 de julho de 2009

BCP multado pela quarta vez



O BCP vai ser condenado pela quarta vez, pela CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), ao pagamento de uma coima

O processo, instaurado em Julho de 2008 por prestação de informação não verdadeira ao regulador, está em fase final de decisão e deverá estar concluído antes de Agosto, constatou o SOL ao consultar os autos do inquérito-crime do DIAP de Lisboa encerrado na semana passada.

O processo de inquérito (nº41/2008) da CMVM foi enviado para o Ministério Público, estando relacionado com sete infracções imputadas ao BCP por informação financeira falsa prestada ao mercado.

A CMVM entende as infracções como muito graves, implicando uma contra-ordenação entre 25 mil e 2,5 milhões de euros. Contudo, como o processo se refere a um período em que a lei era mais branda, os arguidos, por princípio constitucional, têm direito a escolher a norma que lhes é mais favorável. Logo, a contra-ordenação deverá ser classificada apenas de grave, o que implica uma coima entre 12,5 mil e os 1,2 milhões de euros.

Fonte oficial da CMVM escusou-se, no entanto, a fazer comentários sobre os processos relacionados com o BCP. O regulador já aplicou três coimas ao BCP: 75 mil euros por falta de publicação das contas individuais, três milhões pela concessão de crédito a pequenos investidores para a compra de acções e cinco milhões por prestação de informação falsa.

Por outro lado, a CMVM instaurou, em Dezembro de 2008, um processo de apuramento de responsabilidades individuais sobre os ex-administradores Jardim Gonçalves, Filipe Pinhal, António Rodrigues, Castro Henriques, Christopher de Beck, Alípio Dias, Paulo Teixeira Pinto e os funcionários Rui Lopes, Miguel Magalhães Duarte, Luís Neto Gomes e Filipe Abecassis.

A Jardim Gonçalves são imputadas quatro infracções relativas às divulgações de prestação de contas referentes aos anos de 2003 a 2006, que constitui uma contra-ordenação muito grave sancionável com coima de 25 mil a 2,5 milhões de euros.

A Filipe Pinhal e aos restantes administradores António Rodrigues, Castro Henriques, Chirstopher de Beck, Alípio Dias são imputadas seis infracções, já que, além das contas de 2003 e 2006, aprovaram a divulgação de resultados falsificados relativos à actividade, resultados e situação económica e financeira do BCP no 3º trimestre de 2007 e o comunicado divulgado a 23/12/2007.

O processo está em fase de contraditório e deverá estar concluído perto do final do ano. A audição de mais de 100 testemunhas de defesa só irá ficar concluída em Outubro.

Sem comentários:

AO LONGO DA FAMIGERADA "CAMPANHA ACCIONISTA BCP" EM 2000/2001, QUE O BANCO LEVOU A CABO COM AS ACÇÕES PRÓPRIAS, FOI PROVADO HAVER INDÍCIOS DE VÁRIOS CRIMES... NO EXERCÍCIO DE 2000, O MONTANTE TOTAL DE PRÉMIOS A DISTRIBUIR PELOS FUNCIONÁRIOS FOI DE 22.603.817,40€, EM QUE OS ACCIONISTAS NÃO TIVERAM DIREITO A DIVIDENDOS!!!
AS ENTIDADES SUPERVISORAS E ÓRGÃOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVULGARAM AO PÚBLICO, MAS O BCP, MESMO COM A ACTUAL ADMINISTRAÇÃO, CUJO PRESIDENTE É O DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, CONTINUA A EXTORQUIR, "ROUBAR" E A SAQUEAR DINHEIROS DAS CONTAS DAS VÍTIMAS (CLIENTES) SILENCIADAS E INDEFESAS, DANDO SEGUIMENTO PARA O BANCO DE PORTUGAL COMO SENDO DÍVIDA DE INCUMPRIMENTO, SUJANDO O "BOM NOME" DO CLIENTE... ENQUANTO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS BANCÁRIOS CONTINUAM INTOCÁVEIS, SEM SER CHAMADOS À JUSTIÇA.

É A VERDADE DO QUE SE PASSOU E AINDA SE ESTÁ PASSAR NO MAIOR BANCO PRIVADO PORTUGUÊS! "MILHARES DE PESSOAS DESTRUÍDAS, EXTORQUIDAS E "ROUBADAS" DOS SEUS BENS PELO BCP (CAMPANHA ACCIONISTA MILLENNIUM BCP E OUTRAS SITUAÇÕES GRAVES)..."
- "TAMBÉM ALGUMAS NOTÍCIAS FINANCEIRAS ACTUALIZADAS"
_______________________________________________________________________________________________________

DURING THE INFAMOUS "CAMPAIGN SHAREHOLDERS BCP" In 2000/2001, the Bank has undertaken WITH OWN ACTIONS, HAS PROVEN Indications of HAVER SEVERAL CRIMES ... In 2000, THE TOTAL AMOUNT OF PREMIUMS FOR EMPLOYEES WAS A DISTRIBUTE OF € 22,603,817.40, in which shareholders were not entitled to dividends!!!
AND BODIES supervisors of media available to the public, but the BCP, EVEN WITH THE CURRENT ADMINISTRATION, WHICH IS THE PRESIDENT DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, continues to extort, "theft" Drawing MONEY AND VICTIMS OF THE ACCOUNTS (CLIENTS) Silent and Helpless, following FOR BANK OF PORTUGAL AS BEING DEBT OF FAILURE (CRC) of the client. While the primary banking responsibility untouchables CONTINUE WITHOUT BEING CALLED TO JUSTICE.

IS THE TRUTH of what happened and if IS MOVING IN A MORE PRIVATE BANK PORTUGUESE! "Thousands of people destroyed and EXTORQUIADAS THEIR PROPERTY BY BCP (BCP MILLENNIUM CAMPAIGN SHAREHOLDERS AND OTHER serious )..."
- "UPDATES FINANCIAL ALSO NEWS OF THE WORLD"