O risco da dívida espanhola está hoje em alta acentuada, devido à especulação que o país vai ter dificuldades em refinanciar 38 mil milhões de dólares de dívida que atinge a maturidade no próximo mês. Os “credit default swaps” de Portugal estão também em alta.
A alta nos CDS é generalizada nos países do euro, com o índice Markit iTraxx SovX Western Europe, que agrupa o desempenho de 15 governos europeus, a subir hoje 8 pontos base para 156,5 pontos.
Um valor próximo do máximo de sempre atingido a 25 de Maio nos 161 pontos base, que os analistas consultados pela Bloomberg explicam com os receios dos investidores quanto à capacidade de Espanha refinanciar a sua dívida.
Citando dados do Bank of America, Espanha tem que refinanciar dívida no montante de 48 mil milhões de euros entre Junho e Setembro, sendo que a maior parte chega à maturidade já em Julho.
Reflexo destas preocupaçõ

“Os receios sobre a dimensão da dívida que necessita de ser refinanciada nos próximos três meses está a gerar uma nuvem no mercado e a penalizar o sentimento dos investidores”, afirmou um analista à Bloomberg.
Os CDS de Portugal estão também em alta, subindo 18 pontos base para 364 pontos. Na dívida grega sobem 44,5 pontos base, na irlandesa 22 pontos base e na italiana 17 pontos base para um máximo histórico de 249 pontos.
Portugal colocou hoje no mercado uma emissão de 560 milhões de euros em bilhetes do tesouro, tendo pago um juro quatro vezes superior ao de uma emissão semelhante realizada em Abril.
Sem comentários:
Enviar um comentário