quarta-feira, 16 de junho de 2010

Bancos da Zona Euro têm "enormes" necessidades de financiamento


O sector bancário da Zona Euro irá nos “próximos anos” defrontar-se com “enormes” necessidades de financiamento, advertiu hoje José González-Paramo, membro da Comissão Executiva do Banco Central Europeu (BCE).

“Os 20 maiores grupos bancários da Zona Euro têm cerca de 800 mil milhões de euros de dívida de longo prazo que tem de ser refinanciada entre Maio de 2010 e o final de 2012. Este valor representa quase metade da dívida emitida com maturidade superior a um ano”, disse o antigo membro da direcção do Banco de Espanha.

O alerta surge numa nova fase crítica para a banca europeia – e em especial para a ibérica, que está sem conseguir financiar-se, e a socorrer-se, em volumes recorde, ao crédito do BCE

Em Maio, os bancos portugueses pediram emprestado ao BCE um total de 36 mil milhões de euros, valor que compara com os 17,7 mil milhões no mês anterior, noticia hoje o "Diário Económico".

Já os depósitos de bancos europeus no BCE atingiram 369 mil milhões de euros, valor que supera o “abrigado” em Frankfurt após a falência do Lehman Brothers, o que reflecte uma renovada fase de extrema desconfiança no mercado interbancário.

A penalizar a banca ibérica tem estado o risco de os respectivos países entrarem numa situação de incumprimento ou serem forçados a pedir ajuda à comunidade internacional, o que tem tido consequências pesadas para os bancos, que viram os respectivos “ratings” e balanços degradarem-se, à medida que Portugal e Espanha desceram na classificação das agência de risco.

"Patrão" do FMI estará em Madrid na sexta-feira

Pela terceira vez em pouco mais de uma semana, um jornal – desta feita um espanhol, o “El Economista”, e não publicações alemãs – escreve hoje que a União Europeia, o FMI e o Tesouro dos EUA estão a preparar uma linha de crédito de 250 mil milhões de euros para financiar Espanha.

“Posso negar essa notícia de forma categórica”, afirmou o porta-voz da Comissão Europeia. O Governo de Madrid também já negou a notícia do jornal espanhol, mas no mercado a notícia está a ter reflexos.

A “yield” das obrigações espanholas a 10 anos sobe 9 pontos base para 4,882%, elevando o “spread” face à dívida alemã para 216 pontos base, o que, de acordo com a Bloomberg, representa o valor mais elevado desde 1997.

Espanha tem programada para amanhã uma emissão de dívida que pode revelar-se crucial: 3,5 mil milhões de euros.

A operação surge no dia da cimeira europeia que, em Bruxelas, assinala o fim da presidência espanhola da UE e na véspera de uma deslocação de Dominique Straus-Kahn, director-geral do FMI, a Madrid.

Sem comentários:

AO LONGO DA FAMIGERADA "CAMPANHA ACCIONISTA BCP" EM 2000/2001, QUE O BANCO LEVOU A CABO COM AS ACÇÕES PRÓPRIAS, FOI PROVADO HAVER INDÍCIOS DE VÁRIOS CRIMES... NO EXERCÍCIO DE 2000, O MONTANTE TOTAL DE PRÉMIOS A DISTRIBUIR PELOS FUNCIONÁRIOS FOI DE 22.603.817,40€, EM QUE OS ACCIONISTAS NÃO TIVERAM DIREITO A DIVIDENDOS!!!
AS ENTIDADES SUPERVISORAS E ÓRGÃOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVULGARAM AO PÚBLICO, MAS O BCP, MESMO COM A ACTUAL ADMINISTRAÇÃO, CUJO PRESIDENTE É O DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, CONTINUA A EXTORQUIR, "ROUBAR" E A SAQUEAR DINHEIROS DAS CONTAS DAS VÍTIMAS (CLIENTES) SILENCIADAS E INDEFESAS, DANDO SEGUIMENTO PARA O BANCO DE PORTUGAL COMO SENDO DÍVIDA DE INCUMPRIMENTO, SUJANDO O "BOM NOME" DO CLIENTE... ENQUANTO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS BANCÁRIOS CONTINUAM INTOCÁVEIS, SEM SER CHAMADOS À JUSTIÇA.

É A VERDADE DO QUE SE PASSOU E AINDA SE ESTÁ PASSAR NO MAIOR BANCO PRIVADO PORTUGUÊS! "MILHARES DE PESSOAS DESTRUÍDAS, EXTORQUIDAS E "ROUBADAS" DOS SEUS BENS PELO BCP (CAMPANHA ACCIONISTA MILLENNIUM BCP E OUTRAS SITUAÇÕES GRAVES)..."
- "TAMBÉM ALGUMAS NOTÍCIAS FINANCEIRAS ACTUALIZADAS"
_______________________________________________________________________________________________________

DURING THE INFAMOUS "CAMPAIGN SHAREHOLDERS BCP" In 2000/2001, the Bank has undertaken WITH OWN ACTIONS, HAS PROVEN Indications of HAVER SEVERAL CRIMES ... In 2000, THE TOTAL AMOUNT OF PREMIUMS FOR EMPLOYEES WAS A DISTRIBUTE OF € 22,603,817.40, in which shareholders were not entitled to dividends!!!
AND BODIES supervisors of media available to the public, but the BCP, EVEN WITH THE CURRENT ADMINISTRATION, WHICH IS THE PRESIDENT DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, continues to extort, "theft" Drawing MONEY AND VICTIMS OF THE ACCOUNTS (CLIENTS) Silent and Helpless, following FOR BANK OF PORTUGAL AS BEING DEBT OF FAILURE (CRC) of the client. While the primary banking responsibility untouchables CONTINUE WITHOUT BEING CALLED TO JUSTICE.

IS THE TRUTH of what happened and if IS MOVING IN A MORE PRIVATE BANK PORTUGUESE! "Thousands of people destroyed and EXTORQUIADAS THEIR PROPERTY BY BCP (BCP MILLENNIUM CAMPAIGN SHAREHOLDERS AND OTHER serious )..."
- "UPDATES FINANCIAL ALSO NEWS OF THE WORLD"