Portugal vai voltar ao mercado de dívida na próxima semana. A 19 de Maio, o IGCP vai realizar um leilão de Bilhetes do Tesouro (BT) com uma maturidade de 9 meses, sendo o montante indicativo de 500 milhões de euros.
De acordo com a informação avançada no “site” da entidade presidida por Alberto Soares, será efectuado “um leilão da linha de BT com maturidade em Fevereiro de 2011” com “um montante indicativo de 500 milhões”.
Na semana passada, o IGCP realizou uma emissão de BT, também de 500 milhões de euros, mas com uma maturidade a 6 meses. Nesta operação, pagou uma taxa de juro de 2,955%, quatro vezes mais do que na última emissão com esta maturidade.
Ontem, Portugal voltou a ir ao mercado numa operação de financiamento através de Obrigações do Tesouro (OT). Colocou o montante máximo previsto (1.000 milhões de euros) com um juro ligeiramente superior a 4,5%, beneficiando já do impacto positivo que o fundo europeu teve nas “yields” das OT.
OBS:
O que Portugal e Espanha estão a fazer para cortar o défice
No Ecofin extraordinário do passado domingo, Portugal e Espanha comprometeram-se a acelerar a redução do défice e a apresentar medidas mais austeras. Os resultados aí estão: Espanha e Portugal vão cortar ao défice deste ano 5 mil milhões e 2,1 mil milhões de euros. Compare aqui as duas "receitas".
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=425395
Sem comentários:
Enviar um comentário