>Num encontro com jornalistas sobre as novas medidas de prevenção e combate ao abuso de mercado, Carlos Tavares garante que o regulador cumpriu a lei no que respeita aos esclarecimentos prestados sobre o caso do financiamento da aquisição de acções próprias do BCP através de sociedades “offshore”.
“Deu-se informação até ao limite que a lei permitia. Apontar factos não é julgar antecipadamente”, afirmou o presidente da CMVM.
“O que a CMVM fez em Dezembro foi apresentar conclusões preliminares relativas a factos. A CMVM não o faria se não tivesse segurança. E os factos são, de facto, graves. Desde então, foram confirmados e reforçados. A comunicação de Dezembro não é uma situação normal mas o código penal prevê excepções para assegurar a tranquilidade pública”, acrescentou o responsável.
"Questionado sobre se teme que o processo de investigação ao BCP possa ser impugnado por erros processuais, Carlos Tavares sublinhou: “De maneira nenhuma”.
“Este processo exige provas bem fundamentadas e tem vindo a dar origem a contra-ordenações e ao envio de indícios para o Ministério Público”, recordou o presidente do regulador.
COMENTÁRIOS:
pertinaz
Quem pensa que é o Sr. JG? Algum de nós teria o tratamento que tem tido o Sr.JG? Já basta! A PGR que avance rapidamente e faça o que se faz nos países desenvolvidos: CADEIA!
Beagle
Estou na dúvida se será julgamento antecipado ou efectivamente (muito) atrasado.... o melhor, após tantas ligações e negócios em offshores, e perdões de milhões de dívidas e outras coisas mais, seria ficar impune a usufruir dos milhões da reforma!... O que, neste País, não deixará de ser uma opção válida!...
A dívida do filho maculou a sua imagem, insofismávelmente. Porém, foi dos mais brilhantes banqueiros e gestores que este País alguma vez teve. O sucesso do BCP foi um 'case study' em todo o Mundo, contrariando a realidade Portuguesa de quase nunca passar de confrangedora mediocridade, na qual se multiplicam políticos e gestores incompetentes (muitos), oportunistas (vários) e esbanjadores dos recursos e da riqueza gerada,(quase todos). Mas, pelos vistos, isto não preocupa, nem choca muitos cidadãos; resigna-os. No caso vertente não se dão ao trabalho de comparar, por exemplo, os contributos para a economia deste país dados pelo Sr. Engº. Jardim Gonçalves e pelo Sr. Joe Berardo, nem de discernirem sobre o que terão andado a fazer, estes anos todos, as Autoridades (Reguladora e de Supervisão) dos mercados financeiros, para nunca se terem apercebido de eventuais irregularidades. Ou ainda, porque é que se fala muito dos off-shores e não se acaba com eles? Quem é que os criou, autorizou e com que finalidades... quem beneficia com a sua existência? Que raio de apetência têem muitos cidadãos deste país para a maledicência escamoteando o reconhecimento das virtudes, mesmo que elas sejam bem evidentes ?
Leandro Coutinho
O "senhor engenheiro" é do género, Deus no céu e ele na terra.. Infalível, sem mácula e acima do comum dos mortais.. Os outros todos é que são uns malandros que querem fazer-lhe maldades.. Quando andou pegado com Teixeira Pinto, teve apoios nas Assembleias Gerais para impor o seu diktat..(para continuar a esconder as trampolinices).. De seguida ainda suspirou e tentou a retirada airosa, acolhendo a "fusão" dos bpi's.. saiu torto porque o Ulrich do bpi seguia a escola de um soixante huitard propondo o impossível.. O Jardim começou a ficar só e com a careca descoberta (se ele permanecesse á frente do Bcp mais dez anos, alguma vez se saberia do calote pregado pelo filho Filipe?).. foi obrigado a bater retirada.. os accionistas espoliados, os clientes lesados e os funcionários estupefactos passaram a deixar de o considerar e, pasme-se, até lhe exigem indemnização!! Que malandros.. Ainda por cima, as autoridades avançaram mesmo com processos e podem puni-lo.. Que malvadas estas autoridades.. Há julgamento público e isso não pode ser.. A opinião pública só pode receber notícias boas do Bcp e panegíricos acerca do Jardim.. (Na primavera de Praga, Brejnev comentou com os generais que preparam a invasão.: «se o povo tem essa atitude de não aceitar o socialismo científico, temos de mudá-lo até que aceite».. Voilá Jardim.. se as notícias sobre ele e o Bcp são más, temos de alterá-las.. (Até já anda a ser preparado um livro com a biografia do homem, não é?)...
Sem comentários:
Enviar um comentário