terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Executivos do RBS e do HBOS pedem desculpas pela crise financeira


"Peço desculpa".
Estas palavras ecoaram três vezes no Parlamento britânico. Tom McKillop, Fred Goodwin e Andy Hornby, antigos executivos do Royal Bank of Scotland e do HBOS, admitiram erros e pediram desculpa pelo papel que tiveram na crise financeira britânica.

"Peço desculpa e estou feliz por o fazer", disse Fred Goodwin, antigo presidente executivo do Royal Bank of Scotland (RBS), perante o Comité Económico do Parlamento Económico. Andy Hornby, antigo CEO do HBOS, e Tom McKillop, antigo "chairman" do RBS, também pediram desculpas pela crise financeira que o país atravessa e que obrigou o Governo britânico a injectar 37 mil milhões de libras nos dois bancos.
O Executivo de Gordon Brown detém, agora, 70% do RBS e 43% do Lloyds Banking, grupo que resultou da fusão do HBOS e do Lloyds. O Governo nacionalizou, ainda, na totalidade, o Northern Rock e o Bradford & Bingley.
As desculpas dos três executivos surgem numa altura em que sua imagem perante a opinião pública, e perante os próprios políticos, não é a melhor. Brown manifestou estar "muito zangado", depois do RBS ter admitido a possibilidade de pagar bónus referentes a 2008.
Os colaboradores com bons desempenhos "estão à espera de ser compensados", justificou Goodwin. Para McKillop, os bónus são uma forma de manter os melhores colaboradores.
Mas a opinião do Comité Económico britânico não coincide com a dos três executivos. "Continuo a ouvir que é preciso atrair os colaboradores mais brilhantes. Mas quando as coisas correm mal, o brilho extra, no qual foi gasto tanto dinheiro, deixa de ter assim tanta relevância", respondeu o deputado John Mann aos três executivos.
O Comité Económico pediu, ainda, aos executivos que justificassem os seus rendimentos. Goodwin, por exemplo, recebeu 4,2 milhões de libras, em 2007, incluindo um bónus de desempenho de 2,9 milhões de libras.
Perante estes valores, o antigo presidente executivo do RBS afirmou que perdeu cinco milhões de libras quando as acções do RBS começaram a cair (os títulos perderam mais de 86% em 2008) e que não recebeu bónus referentes a 2008.
Hornby referiu que perdeu mais dinheiro com a queda das acções, do que recebeu em dois anos de trabalho no banco. "Investi todo o dinheiro dos bónus em acções. Os meus interesse estavam, totalmente, em linha com os dos accionistas", afirmou Hornby.
O deputado e presidente do Comité Económico, John McFall, disse ter pouca simpatia por Hornby, sublinhando que o antigo CEO do HBOS tinha uma base salarial de 940 mil libras em 2007. "Muitas pessoas olhariam para os seus milhões de libras, como milhões de libras muito generosas", disse McFall.

Sem comentários:

AO LONGO DA FAMIGERADA "CAMPANHA ACCIONISTA BCP" EM 2000/2001, QUE O BANCO LEVOU A CABO COM AS ACÇÕES PRÓPRIAS, FOI PROVADO HAVER INDÍCIOS DE VÁRIOS CRIMES... NO EXERCÍCIO DE 2000, O MONTANTE TOTAL DE PRÉMIOS A DISTRIBUIR PELOS FUNCIONÁRIOS FOI DE 22.603.817,40€, EM QUE OS ACCIONISTAS NÃO TIVERAM DIREITO A DIVIDENDOS!!!
AS ENTIDADES SUPERVISORAS E ÓRGÃOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVULGARAM AO PÚBLICO, MAS O BCP, MESMO COM A ACTUAL ADMINISTRAÇÃO, CUJO PRESIDENTE É O DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, CONTINUA A EXTORQUIR, "ROUBAR" E A SAQUEAR DINHEIROS DAS CONTAS DAS VÍTIMAS (CLIENTES) SILENCIADAS E INDEFESAS, DANDO SEGUIMENTO PARA O BANCO DE PORTUGAL COMO SENDO DÍVIDA DE INCUMPRIMENTO, SUJANDO O "BOM NOME" DO CLIENTE... ENQUANTO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS BANCÁRIOS CONTINUAM INTOCÁVEIS, SEM SER CHAMADOS À JUSTIÇA.

É A VERDADE DO QUE SE PASSOU E AINDA SE ESTÁ PASSAR NO MAIOR BANCO PRIVADO PORTUGUÊS! "MILHARES DE PESSOAS DESTRUÍDAS, EXTORQUIDAS E "ROUBADAS" DOS SEUS BENS PELO BCP (CAMPANHA ACCIONISTA MILLENNIUM BCP E OUTRAS SITUAÇÕES GRAVES)..."
- "TAMBÉM ALGUMAS NOTÍCIAS FINANCEIRAS ACTUALIZADAS"
_______________________________________________________________________________________________________

DURING THE INFAMOUS "CAMPAIGN SHAREHOLDERS BCP" In 2000/2001, the Bank has undertaken WITH OWN ACTIONS, HAS PROVEN Indications of HAVER SEVERAL CRIMES ... In 2000, THE TOTAL AMOUNT OF PREMIUMS FOR EMPLOYEES WAS A DISTRIBUTE OF € 22,603,817.40, in which shareholders were not entitled to dividends!!!
AND BODIES supervisors of media available to the public, but the BCP, EVEN WITH THE CURRENT ADMINISTRATION, WHICH IS THE PRESIDENT DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, continues to extort, "theft" Drawing MONEY AND VICTIMS OF THE ACCOUNTS (CLIENTS) Silent and Helpless, following FOR BANK OF PORTUGAL AS BEING DEBT OF FAILURE (CRC) of the client. While the primary banking responsibility untouchables CONTINUE WITHOUT BEING CALLED TO JUSTICE.

IS THE TRUTH of what happened and if IS MOVING IN A MORE PRIVATE BANK PORTUGUESE! "Thousands of people destroyed and EXTORQUIADAS THEIR PROPERTY BY BCP (BCP MILLENNIUM CAMPAIGN SHAREHOLDERS AND OTHER serious )..."
- "UPDATES FINANCIAL ALSO NEWS OF THE WORLD"