sexta-feira, 26 de junho de 2009

A moral na banca tem de transitar em julgado


O Ministério Público formalizou a acusação a cinco ex-administradores do BCP. A história conta-se em meia dúzia de linhas e em três capítulos...
O Ministério Público formalizou a acusação a cinco ex-administradores do BCP. A história conta-se em meia dúzia de linhas e em três capítulos: i) os factos em causa foram alegadamente praticados entre 1999 e 2007 e passaram pela utilização de ‘offshores' para influenciar a cotação do banco; ii) essas, entretanto, perderam bastante dinheiro que não foi contabilizado nas contas do BCP; iii) o objectivo seria o de empolar os lucros para engordar os prémios dos gestores. Fim da história.
Naturalmente que até trânsito em julgado as pessoas em causa são inocentes. Mas para quem já ouviu contar outras histórias, como aquelas do BPN e do BPP, tem de concordar com Cavaco: a crise veio mostrar que os banqueiros violaram os princípios da transparência e da ética.
Mas não todos. Porque prevaricadores, esses há-os em todas as profissões. E por isso é que é importante o papel e a celeridade da Justiça para separar o trigo do joio. Porque a moral só transitará de vez para o sistema financeiro quando os culpados forem julgados e punidos e, de preferência, em processos que não se arrastem anos nos tribunais, arriscando a prescrição. É verdade que ainda estamos longe da eficácia dos americanos: Madoff confessou as suas aldrabices aos filhos a 10 de Dezembro; é detido pelo FBI a 17 de Dezembro; declara-se culpado a 12 de Março e para a semana vai conhecer a sentença que poderá ditar 150 anos de prisão. No caso BCP temos de concordar com Berardo: "Comparado com a América, o processo foi muito vagaroso, mas para a realidade portuguesa até foi rápido". Já é alguma coisa. O que não pode acontecer é que esta tentativa de moralizar a banca prescreva, para bem do nosso sistema financeiro, um dos mais sólidos a nível europeu.

Sem comentários:

AO LONGO DA FAMIGERADA "CAMPANHA ACCIONISTA BCP" EM 2000/2001, QUE O BANCO LEVOU A CABO COM AS ACÇÕES PRÓPRIAS, FOI PROVADO HAVER INDÍCIOS DE VÁRIOS CRIMES... NO EXERCÍCIO DE 2000, O MONTANTE TOTAL DE PRÉMIOS A DISTRIBUIR PELOS FUNCIONÁRIOS FOI DE 22.603.817,40€, EM QUE OS ACCIONISTAS NÃO TIVERAM DIREITO A DIVIDENDOS!!!
AS ENTIDADES SUPERVISORAS E ÓRGÃOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVULGARAM AO PÚBLICO, MAS O BCP, MESMO COM A ACTUAL ADMINISTRAÇÃO, CUJO PRESIDENTE É O DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, CONTINUA A EXTORQUIR, "ROUBAR" E A SAQUEAR DINHEIROS DAS CONTAS DAS VÍTIMAS (CLIENTES) SILENCIADAS E INDEFESAS, DANDO SEGUIMENTO PARA O BANCO DE PORTUGAL COMO SENDO DÍVIDA DE INCUMPRIMENTO, SUJANDO O "BOM NOME" DO CLIENTE... ENQUANTO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS BANCÁRIOS CONTINUAM INTOCÁVEIS, SEM SER CHAMADOS À JUSTIÇA.

É A VERDADE DO QUE SE PASSOU E AINDA SE ESTÁ PASSAR NO MAIOR BANCO PRIVADO PORTUGUÊS! "MILHARES DE PESSOAS DESTRUÍDAS, EXTORQUIDAS E "ROUBADAS" DOS SEUS BENS PELO BCP (CAMPANHA ACCIONISTA MILLENNIUM BCP E OUTRAS SITUAÇÕES GRAVES)..."
- "TAMBÉM ALGUMAS NOTÍCIAS FINANCEIRAS ACTUALIZADAS"
_______________________________________________________________________________________________________

DURING THE INFAMOUS "CAMPAIGN SHAREHOLDERS BCP" In 2000/2001, the Bank has undertaken WITH OWN ACTIONS, HAS PROVEN Indications of HAVER SEVERAL CRIMES ... In 2000, THE TOTAL AMOUNT OF PREMIUMS FOR EMPLOYEES WAS A DISTRIBUTE OF € 22,603,817.40, in which shareholders were not entitled to dividends!!!
AND BODIES supervisors of media available to the public, but the BCP, EVEN WITH THE CURRENT ADMINISTRATION, WHICH IS THE PRESIDENT DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, continues to extort, "theft" Drawing MONEY AND VICTIMS OF THE ACCOUNTS (CLIENTS) Silent and Helpless, following FOR BANK OF PORTUGAL AS BEING DEBT OF FAILURE (CRC) of the client. While the primary banking responsibility untouchables CONTINUE WITHOUT BEING CALLED TO JUSTICE.

IS THE TRUTH of what happened and if IS MOVING IN A MORE PRIVATE BANK PORTUGUESE! "Thousands of people destroyed and EXTORQUIADAS THEIR PROPERTY BY BCP (BCP MILLENNIUM CAMPAIGN SHAREHOLDERS AND OTHER serious )..."
- "UPDATES FINANCIAL ALSO NEWS OF THE WORLD"