sábado, 9 de outubro de 2010

Banca portuguesa é a segunda mais dependente do BCE


O valor das cedências de liquidez feitas pelo banco central correspondem a 8,8% do total dos activos do sector financeiro nacional, só superado pelo grego.

São cada vez mais as vozes a alertar que os bancos têm de se tornar menos dependentes das cedências de liquidez do Banco Central Europeu. E, numa altura em que Frankfurt discute a retirada das medidas de emergência, os analistas mostram-se preocupados com a dimensão do recurso da banca nacional ao BCE, a segunda mais dependente do banco central para se financiar.

Segundo as contas do analista do ING, Martin van Vliet, o montante pedido pela banca nacional corresponde a 8,8% do total dos seus activos. É o segundo valor mais elevado da zona euro, precedido apenas pelo sistema bancário grego (17,9%). Já para a Irlanda e para Espanha, o peso das cedências de liquidez nos activos dos bancos situa-se nos 5,7% e 3,5%. A média da zona euro é de 1,8%.

A crise de dívida soberana fechou os mercados de crédito para a banca nacional, com a desconfiança em torno da dívida pública a estender-se à banca portuguesa. No final de Agosto, as cedências de liquidez do BCE à banca nacional atingiram um recorde: 49,1 mil milhões de euros. No final de 2009, o número ficava-se pelos 16 mil milhões. O crescimento superior a 200% foi o maior na união monetária, à frente da subida de 106% da Grécia e de 62% de Espanha, segundo cálculos do Diário Económico baseados em dados do JP Morgan, que considera a subida como "insustentável".

"As dificuldades de financiamento devem-se sobretudo ao prémio de risco País", explica o director-geral da IG Markets Iberia. Nuno Serafim alerta que a situação é preocupante, já que "neste momento começa a existir um desfasamento entre a duração dos activos e dos passivos nos balanços dos bancos. Ou seja, os activos (crédito) estão a ser financiados exclusivamente com financiamentos de curto prazo junto do BCE independentemente da sua duração. Este fenómeno expõe de forma significativa o balanço dos bancos ao risco de taxa de juro".

1 comentário:

Gil Gonçalves disse...

Banco Millennium Angola, um banco BP
Os crimes da actividade bancária inspiram a onda de assaltos da apátrida juventude espoliada, órfã de país. Bancos BP chegam a Luanda desatinados na louca correria ao petróleo. Inspirados de poder, espoliam terrenos nas traseiras dos prédios, dos condomínios. Instalam a anarquia de potentes geradores que nos assassinam com gases tóxicos e o barulho 24 sobre 24 horas. De portas e janelas fechadas, são três crimes sempre na teimosia de que tudo em Luanda nasce impune. Poluição sonora, veneno ambiental e roubo de terrenos. É assim que encostado ao poder, factura o Banco Millennium Angola, rua Rei Katyavala 109, Luanda. Mas afinal quem são os selvagens?! E como esta metralha desanda, vamos acabar aos tiros uns contra os outros?! O noticiário da hora do almoço de hoje, 11Out10, da Lac-Luanda Antena Comercial, mostrou-nos o que nos espera.
Patriciaguinevere.blogspot.com

AO LONGO DA FAMIGERADA "CAMPANHA ACCIONISTA BCP" EM 2000/2001, QUE O BANCO LEVOU A CABO COM AS ACÇÕES PRÓPRIAS, FOI PROVADO HAVER INDÍCIOS DE VÁRIOS CRIMES... NO EXERCÍCIO DE 2000, O MONTANTE TOTAL DE PRÉMIOS A DISTRIBUIR PELOS FUNCIONÁRIOS FOI DE 22.603.817,40€, EM QUE OS ACCIONISTAS NÃO TIVERAM DIREITO A DIVIDENDOS!!!
AS ENTIDADES SUPERVISORAS E ÓRGÃOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVULGARAM AO PÚBLICO, MAS O BCP, MESMO COM A ACTUAL ADMINISTRAÇÃO, CUJO PRESIDENTE É O DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, CONTINUA A EXTORQUIR, "ROUBAR" E A SAQUEAR DINHEIROS DAS CONTAS DAS VÍTIMAS (CLIENTES) SILENCIADAS E INDEFESAS, DANDO SEGUIMENTO PARA O BANCO DE PORTUGAL COMO SENDO DÍVIDA DE INCUMPRIMENTO, SUJANDO O "BOM NOME" DO CLIENTE... ENQUANTO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS BANCÁRIOS CONTINUAM INTOCÁVEIS, SEM SER CHAMADOS À JUSTIÇA.

É A VERDADE DO QUE SE PASSOU E AINDA SE ESTÁ PASSAR NO MAIOR BANCO PRIVADO PORTUGUÊS! "MILHARES DE PESSOAS DESTRUÍDAS, EXTORQUIDAS E "ROUBADAS" DOS SEUS BENS PELO BCP (CAMPANHA ACCIONISTA MILLENNIUM BCP E OUTRAS SITUAÇÕES GRAVES)..."
- "TAMBÉM ALGUMAS NOTÍCIAS FINANCEIRAS ACTUALIZADAS"
_______________________________________________________________________________________________________

DURING THE INFAMOUS "CAMPAIGN SHAREHOLDERS BCP" In 2000/2001, the Bank has undertaken WITH OWN ACTIONS, HAS PROVEN Indications of HAVER SEVERAL CRIMES ... In 2000, THE TOTAL AMOUNT OF PREMIUMS FOR EMPLOYEES WAS A DISTRIBUTE OF € 22,603,817.40, in which shareholders were not entitled to dividends!!!
AND BODIES supervisors of media available to the public, but the BCP, EVEN WITH THE CURRENT ADMINISTRATION, WHICH IS THE PRESIDENT DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, continues to extort, "theft" Drawing MONEY AND VICTIMS OF THE ACCOUNTS (CLIENTS) Silent and Helpless, following FOR BANK OF PORTUGAL AS BEING DEBT OF FAILURE (CRC) of the client. While the primary banking responsibility untouchables CONTINUE WITHOUT BEING CALLED TO JUSTICE.

IS THE TRUTH of what happened and if IS MOVING IN A MORE PRIVATE BANK PORTUGUESE! "Thousands of people destroyed and EXTORQUIADAS THEIR PROPERTY BY BCP (BCP MILLENNIUM CAMPAIGN SHAREHOLDERS AND OTHER serious )..."
- "UPDATES FINANCIAL ALSO NEWS OF THE WORLD"