segunda-feira, 4 de maio de 2009

Revista de imprensa diária (algumas das principais notícias económicas)


* Aumento de descontos para a Segurança Social será mais lento (Jornal de Negócios) O aumento dos descontos para a Segurança Social que empresas e trabalhadores enfrentam, devido ao alargamento da taxa social única a outros tipos de remunerações, será adiado. O Governo resolveu criar um regime transitório, que prevê que em 2010 apenas 33% dos "novos" rendimentos sejam tributados.

* Portugal é a 10ª economia avançada que mais empregos perde na crise (Jornal de Negócios) Até 2010, o mercado de trabalho nacional vai encolher 3,1% face ao número de postos de trabalho que existiam em 2008. Nesta medida, Portugal será a décima economia avançada mais afectada pela crise, ficando melhor que Espanha ou Irlanda, mas semelhante ao Reino Unido e pior que o Japão ou os EUA.

* “Pode ser necessário um bloco central para garantir estabilidade” (Diário Económico) Jorge Sampaio está apreensivo com a situação do País e diz que o bloco central pode ser a melhor solução para garantir estabilidade depois das próximas eleições legislativas. * Estrangeiros têm mais capital das empresas nacionais (Diário Económico) As empresas e as instituições financeiras internacionais aproveitaram os preços de "saldo" das cotadas portuguesas para reforçar posições. Apesar do agravamento da crise financeira, ao longo dos últimos dois anos o peso dos investidores internacionais aumentou em mais de metade das empresas que integram o PSI 20.

* Pedido de levantamento do sigilo bancário no caso BPN já chegou ao Banco de Portugal (Público) Depois de obter parecer jurídico, a comissão parlamentar de inquérito demorou um mês a enviar os pedidos ao supervisor, ao Banco Português de Negócios, à SNL e a Meira Fernandes

* Acções de inserção de famílias quase duplicaram desde 2007 (Público) Em dois anos, a percentagem de agregados com acordo de inserção passou de 48 para 87. Uns são "sérios", outros "simplistas, quase formulários", diz um sociólogo especializado na matéria...

* Economia caiu 2,5% a 4,5% no primeiro trimestre (Diário de Notícias) Os números sobre o andamento da economia portuguesa, referentes ao primeiro trimestre do ano, são preocupantes. Os analistas contactados pelo DN prevêem uma quebra do produto interno bruto (PIB), a riqueza do país, entre 2,5% e 4,5% em comparação com igual período de 2008. Um contágio que vem de fora, através do comércio externo: as exportações (de bens) terão registado uma queda de 25% em Fevereiro.

* Dolce Vita vai 'usar' crianças para atrair clientes (Diário de Notícias) Os principais pólos de atracção do Dolce Vita Tejo, que abre quinta-feira, na Amadora, são um parque temático para crianças e 11 salas de cinema. Apesar da crise, estão ocupadas 99% das 300 lojas. Até 2010 deverão abrir mais 18 novos centros comerciais. Associação diz que há espaço para todos

* Portugal está aquém da meta das renováveis (Jornal de Notícias) Nem Portugal nem os 27 no seu conjunto devem conseguir atingir em 2010 o objectivo traçado pela União Europeia para as energias renováveis. Bruxelas repara no avanço, mas diz que não deve ser suficiente.

* Comissão prevê um défice de 6% (Jornal de Notícias) A Comissão Europeia divulga esta segunda-feira, em Bruxelas, as Previsões Económicas da Primavera para 2009-2010. De acordo com a Reuters, que cita uma fonte europeia, a Comissão antecipa já um défice público para 2009, que deverá atingir os 6% nos países da União Europeia, quase o triplo do que se registou em 2008, que foi 2,3%.


* 2,2 mil milhões perdidos em negócios militares (Correio da Manhã) A execução dos projectos de investimento estrangeiro obtidos com a compra de equipamento militar para as Forças Armadas é um autêntico fiasco: a meio do prazo de aplicação dos contratos de contrapartidas desde 2002, os fornecedores só cumpriram ainda com 22 por cento da verba total prevista, de 2,9 mil milhões de euros.


* Banca triplica margens (Correio da Manhã) A Euribor está em queda há várias semanas, mas os bancos triplicaram as margens no crédito à habitação, aumentando os spreads para os novos empréstimos. A justificação é de que está mais caro contratar dinheiro no mercado interbancário.

1 comentário:

Anónimo disse...

http://www.economist.com/world/europe/displaystory.cfm?story_id=13578952

AO LONGO DA FAMIGERADA "CAMPANHA ACCIONISTA BCP" EM 2000/2001, QUE O BANCO LEVOU A CABO COM AS ACÇÕES PRÓPRIAS, FOI PROVADO HAVER INDÍCIOS DE VÁRIOS CRIMES... NO EXERCÍCIO DE 2000, O MONTANTE TOTAL DE PRÉMIOS A DISTRIBUIR PELOS FUNCIONÁRIOS FOI DE 22.603.817,40€, EM QUE OS ACCIONISTAS NÃO TIVERAM DIREITO A DIVIDENDOS!!!
AS ENTIDADES SUPERVISORAS E ÓRGÃOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVULGARAM AO PÚBLICO, MAS O BCP, MESMO COM A ACTUAL ADMINISTRAÇÃO, CUJO PRESIDENTE É O DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, CONTINUA A EXTORQUIR, "ROUBAR" E A SAQUEAR DINHEIROS DAS CONTAS DAS VÍTIMAS (CLIENTES) SILENCIADAS E INDEFESAS, DANDO SEGUIMENTO PARA O BANCO DE PORTUGAL COMO SENDO DÍVIDA DE INCUMPRIMENTO, SUJANDO O "BOM NOME" DO CLIENTE... ENQUANTO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS BANCÁRIOS CONTINUAM INTOCÁVEIS, SEM SER CHAMADOS À JUSTIÇA.

É A VERDADE DO QUE SE PASSOU E AINDA SE ESTÁ PASSAR NO MAIOR BANCO PRIVADO PORTUGUÊS! "MILHARES DE PESSOAS DESTRUÍDAS, EXTORQUIDAS E "ROUBADAS" DOS SEUS BENS PELO BCP (CAMPANHA ACCIONISTA MILLENNIUM BCP E OUTRAS SITUAÇÕES GRAVES)..."
- "TAMBÉM ALGUMAS NOTÍCIAS FINANCEIRAS ACTUALIZADAS"
_______________________________________________________________________________________________________

DURING THE INFAMOUS "CAMPAIGN SHAREHOLDERS BCP" In 2000/2001, the Bank has undertaken WITH OWN ACTIONS, HAS PROVEN Indications of HAVER SEVERAL CRIMES ... In 2000, THE TOTAL AMOUNT OF PREMIUMS FOR EMPLOYEES WAS A DISTRIBUTE OF € 22,603,817.40, in which shareholders were not entitled to dividends!!!
AND BODIES supervisors of media available to the public, but the BCP, EVEN WITH THE CURRENT ADMINISTRATION, WHICH IS THE PRESIDENT DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, continues to extort, "theft" Drawing MONEY AND VICTIMS OF THE ACCOUNTS (CLIENTS) Silent and Helpless, following FOR BANK OF PORTUGAL AS BEING DEBT OF FAILURE (CRC) of the client. While the primary banking responsibility untouchables CONTINUE WITHOUT BEING CALLED TO JUSTICE.

IS THE TRUTH of what happened and if IS MOVING IN A MORE PRIVATE BANK PORTUGUESE! "Thousands of people destroyed and EXTORQUIADAS THEIR PROPERTY BY BCP (BCP MILLENNIUM CAMPAIGN SHAREHOLDERS AND OTHER serious )..."
- "UPDATES FINANCIAL ALSO NEWS OF THE WORLD"